ANFES e IRB debatem parceria em prol das Fundações Estatais de Saúde
Representantes da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES), estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (06/07) com o presidente e o coordenador geral do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Carlos Pontes Lima e Juraci Muniz, na sede do Instituto em Brasília. Na ocasião, eles trataram de questões referentes às Fundações Estatais de Saúde de todo o país.
O presidente da ANFES, João Henrique Marques, o vice-presidente da Associação, Tércio Erany Tedesco Júnior, e a consultora jurídica, Janaína Pontes Cerqueira, puderam aprofundar o diálogo que teve como foco ações de qualificação da governança que visam o fortalecimento do modelo das Fundações Estatais de Saúde. Além disso, a comitiva da Associação também aproveitou o momento para entregar aos representantes do IRB uma nota técnica com os principais pontos de discussão em torno do modelo de gestão das fundações públicas de direito privado no Brasil.
Como resultado da reunião, ambas as instituições se comprometeram em estabelecer um espaço de diálogo técnico e construtivo, para em conjunto, fomentar o fortalecimento e o aprimoramento das Fundações Estatais de Saúde no país. E o primeiro passo para isso foi dado a partir do convite do IRB para que a ANFES ocupe um assento no comitê de saúde do Instituto. Outro ponto discutido foi a possibilidade de uma parceria no âmbito da capacitação e formação profissional focada no modelo de gestão das FES.
Para o presidente da ANFES, João Henrique Marques, “foi uma reunião bastante proveitosa na qual pudemos expor os principais questionamentos das nossas associadas, além de darmos início a uma importante, e necessária, parceria na busca de melhorias do serviço da saúde pública no Brasil. Não tenho dúvidas que tendo o IRB ao nosso lado ficaremos ainda mais próximos de conquistarmos a estabilização e consolidação do marco legal regulatório para as FES. Agradeço a todos do IRB pela receptividade.”
Instituto Rui Barbosa
O Instituto Rui Barbosa (IRB) é uma associação civil criada pelos Tribunais de Contas do Brasil – Estados e dos Municípios – no ano de 1973, e é conhecido por ser “o braço acadêmico” do Sistema de Controle Externo. As atividades do Instituto Rui Barbosa possuem caráter técnico, pedagógico, científico e cultural. Por esse motivo, o IRB também é conhecido como sendo a casa do conhecimento dos Tribunais de Contas.
Texto e foto: Comunicação ANFES