Semana da Enfermagem do Getúlio Vargas inicia com programação sobre o papel do enfermeiro na assistência do paciente com AVC
Desta quarta-feira (11/05) até o próximo dia 20, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) realiza a Semana de Enfermagem. Nesse período, as unidades de saúde geridas pela instituição em Sapucaia do Sul e o Hospital Tramandaí, executam ações variadas com intuito de promover reflexões a respeito da enfermagem, atualizações e homenagens ao Dia do Enfermeiro e do Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Nesta manhã, na programação do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), aconteceu a palestra “Um ano de criação da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral e o papel do enfermeiro no atendimento do paciente AVC”.
“Desde a adolescência quis ser enfermeiro, passei pelo serviço militar, unidade privada, e agora, trabalho em hospital público no atendimento ao paciente com AVC. Todo o treinamento é importante para a melhora da assistência. Esta semana serve para valorizar a nossa profissão como um todo, principalmente, após a pandemia da covid-19. Temos trabalhado incansavelmente em busca da melhoria contínua do nosso trabalho, que é dedicação e amor”, afirmou o enfermeiro da Unidade AVC do Getúlio Vargas, João Nascimento.
O diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior observou que a criação da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) da Fundação, que está completando um ano em maio, gerou impacto no HMGV, no Hospital Tramandaí e nos municípios que têm esses hospitais como referência para esse tipo de atendimento.
“Nosso modelo serve de lean para outros hospitais – gestão baseada nos princípios e nas técnicas operacionais que buscam sempre reduzir o desperdício de recursos, e a melhoria da qualidade – desde o pré-hospitalar até o atendimento em outras unidades de saúde. O mesmo modelo serviu de referência, na última reunião, da Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria Estadual da Saúde. Muito disso tem relação com o trabalho que os enfermeiros prestam em nossas unidades com apoio de médicos, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, e com as ações das Gerências dos hospitais”, declara o diretor-geral.
Palestra
A palestra foi ministrada pelo coordenador da Linha de Cuidado do AVC da FHGV, Diógenes Guimarães Zãn, e pela enfermeira e consultora científica da Boerhinger Ingelheim, Anna Caroline Abranches da Costa. Com um ano de criação completado neste mês, a Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) da FHGV atendeu 1.075 pacientes. “Sozinhos não conseguimos fazer nada. A ideia existe, mas precisamos que alguém esteja executando-a e seja estrategista na linha de frente. Por isso, o enfermeiro faz essa diferença no tratamento do AVC e, felizmente, somos modelo para o Estado”, destacou Zãn.
Anna Caroline reforçou acerca do trabalho da enfermagem no protocolo de atendimento ao paciente com AVC desde a entrada do paciente na unidade de saúde, o reconhecimento dos sinais e dos sintomas na triagem. “Isso permite um melhor atendimento do paciente com AVC. Os cuidados da enfermagem fazem toda a diferença para a internação e também o melhor tratamento do paciente que, com todos os cuidados, têm uma alta precoce”, ressaltou.
Após a palestra, Anna Caroline e Zãn ministraram um treinamento através de uma simulação de atendimento do paciente AVC na emergência do HMGV. O evento está sendo organizado pela Assessoria Técnica da Direção de Atenção à Saúde, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa e pela Unidade de Comunicação da Fundação.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira – 12/05 – Dia do Enfermeiro / Hospital Tramandaí
14h – Palestra: “Enfermagem: somos protagonistas no cuidado?”
Palestrante: Débora Monteiro – coordenadora de curso de graduação em Enfermagem da Ulbra Canoas.
Local: sala de reuniões HT.
15h30: Coffee Break.
Quinta-feira – 12/05 – Dia do Enfermeiro / UPA de Sapucaia do Sul
9h: “Momento especial para enfermeiros”.
Local: sala de reuniões.
9h30: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da UPA.
Sexta-feira – 13/05 / Clisam Sapucaia do Sul
13h – Palestra: “Atualização sobre descarte de resíduos”.
Palestrante: Maria Helena Lopes Dutra – enfermeira.
Local: sala de reuniões.
Sexta-feira – 13/05 / Hospital Municipal Getúlio Vargas
15h – Palestra: “O ambiente da saúde e a paixão pela enfermagem”.
Palestrante: Letícia Santomé – coordenadora do SAMU de Sapucaia do Sul.
Local: auditório sede FHGV.
16h: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores do HMGV.
Sexta-feira – 13/05 / Hospital Tramandaí
15h – Palestra virtual: “Impactos da inteligência artificial no trabalho de enfermagem”.
Palestrante: Dryelle Soster – enfermeira e analista de relacionamento com Cliente Laura.
Local: sala de reuniões.
Quarta-feira – 18/05 / Hospital Tramandaí
10h – Palestra: “Um ano de criação da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral e o papel do enfermeiro no atendimento do paciente AVC”.
Palestrantes: Diógenes Guimarães Zãn – coordenador da Linha de Cuidado do AVC da FHGV e Marcelo de Castro Klu, enfermeiro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que é mestre pelo Programa Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da equipe de pesquisa Neurovascular do HCPA e coordenador do Departamento de Enfermagem Neurovascular da Associação Brasileira de Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia.
11h: Coffee Break.
11h45: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores do HT.
Quinta-feira – 19/05 – / Hospital Tramandaí
10h30 – Palestra virtual: “A humanização do atendimento”.
Palestrante: Carine Nied – relações públicas e comunicadora sanitarista com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Nacional de Brasília e consultora e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz no Observatório.
Quinta-Feira – 19/05 / UPA de Sapucaia do Sul
9h30: “Workshop: Cabelo, maquiagem e EPI no ambiente de trabalho”.
Ministrantes: Ana Carolina Longoni de Castro Vicente – cabeleireira; Caroline Schoffler – maquiadora e consultora de beleza e Marcieli Budel Reidel – enfermeira do trabalho do HMGV.
Local: sala de reuniões da UPA.
11h: SPA da Beleza com diagnóstico e tratamento de cabelos e maquiagem.
Sexta-feira – 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem / Clisam Sapucaia do Sul
8h: “Momento especial para técnicos de enfermagem”.
13h – Palestra: “Atualização da vacinação de gestantes”.
Palestrantes: Zenahya Chagas – enfermeira coordenadora da Clisam e enfermeira Elisabete Moreira.
Local: sala de reuniões.
16h: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da Clisam.
Sexta-feira – 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem / Hospital Municipal Getúlio Vargas
9h: “Workshop: Cabelo, maquiagem e EPI no ambiente de trabalho”.
Ministrantes: Ana Carolina Longoni de Castro Vicente – cabeleireira; Caroline Schoffler – maquiadora e consultora de beleza e Marcieli Budel Reidel – enfermeira do trabalho do HMGV.
Local: auditório da Sede FHGV.
11h: SPA da Beleza com diagnóstico e tratamento de cabelos e maquiagem.
Local: sala de aula 2 do HMGV.
Sexta-feira – 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem / UPA de Sapucaia do Sul
9h: “Momento especial para técnicos de enfermagem”.
Local: sala de reuniões.
9h30: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da UPA.
18h: “Momento especial para técnicos de enfermagem”.
18h30: Voz e violão dos alunos do curso de Música das Faculdades EST pelos corredores da UPA.
Local: sala de reuniões.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Amanda Krohn