HMGV disponibiliza primeira sala de doação de sangue de Sapucaia do Sul
A Prefeitura de Sapucaia do Sul e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, por meio do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), disponibilizam a partir dessa terça-feira (14/12) uma sala para doação de sangue. Essa demanda era aguardada há mais de 15 anos pelos sapucaienses que, até o momento, tinham que se deslocar até Porto Alegre para doarem sangue e para outros dois municípios na região. Esse espaço inédito em Sapucaia tornou-se possível através de uma parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs). Nesta quarta-feira (15/12), foram agendadas cerca de 40 doações de soldados do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Guarda Municipal.
O soldado Vinícius Guedes, de 19 anos, foi o primeiro doador no HMGV. Ele tem sangue do tipo O positivo. “Meu pai doa e essa é a primeira vez que faço a doação. Esse ato significa um sentimento bom porque nosso intuito é ajudar ao próximo”, afirma. Feliz pelo ato solidário estava ainda o segundo doador no Getúlio Vargas, o soldado Éverton Oliveira, de 19 anos. Ele doou um sangue mais raro e bastante demandado, que é o A negativo.
Antes de cada doação acontece um cadastro. Depois, há uma triagem com equipe de enfermagem. A doação é acompanhada por um responsável técnico médico e, esta primeira no HMGV, também contou o acompanhamento da enfermeira, Sarina Trevizam, e da técnica de enfermagem, Mara Nunes do Hemorgs. Depois da doação, o Setor de Nutrição do hospital fornece um lanche.
Doadores sapucaienses
Aguardando a vez para a primeira doação no Getúlio Vargas estavam os sapucaienses Aguiar Mattos Júnior da Guarda Municipal, que doava no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, e Valderi Silva, que até então tinha hábito de ir ao Hemorgs para doar. Os interessados nesse ato solidário com o próximo devem agendar no HMGV pelo telefone (51) 3451-8200 ramal 113 com a enfermeira Kátia Paim, e no ramal 160, com o assessor técnico da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Gervásio Santana. O próximo grupo de doadores está previsto para acontecer entre os dias 10 e 14 de janeiro.
Inauguração
Na inauguração realizada ontem (14/12), o diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, dedicou este momento à Associação Sapucaiense de Apoio aos Doadores de Sangue (ASADS) e a todos que doaram sangue antes, tendo que se deslocarem para outros municípios. De acordo com o presidente da ASADS, Osvaldo Faleiro, no último 18 de agosto, completaram 16 anos de reivindicação da associação pelo local para doação de sangue no município.
A vice-prefeita Imilia de Souza lembrou do trabalho voluntário da associação. “Tudo o que evoluímos no município é motivo para comemorar. Hoje, é um dia de comemoração, um marco e uma conquista. Esta sala é a certeza de que muitas vidas serão salvas. Penso que vamos ter que fazer uma campanha maior para conscientizar sobre a importância em doar sangue”, observa.
O prefeito Volmir Rodrigues destacou a diferença que FHGV e o Getúlio Vargas vem oportunizando aos sapucaienses e que, na região, agora com o HMGV vão ser três municípios que coletam sangue dos doadores. “As pessoas vão vir a cada 15 dias doar sangue no Getúlio Vargas. Isso não é doar sangue, é doar vida. Muitas pessoas não têm noção do que isso significa. Não completamos um ano de gestão e temos mais três anos para melhorar muito”, declarou.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Jocélia Bortoli