Getúlio Vargas e Hospital Tramandaí são os únicos do Sul a participarem do projeto TeleCardio
O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, e o Hospital Tramandaí (HT), no litoral Norte são únicos da região sul do Brasil a participarem do projeto TeleCardio, que tem como objetivo oferecer suporte por telemedicina aos médicos emergencistas durante atendimento de paciente com dor torácica e suspeita de infarto. Esse projeto-piloto é da farmacêutica Boehringer Ingelheim e da empresa Neomed.
O
TeleCardio é um sistema de inteligência
artificial que tem
como meta
diagnosticar com mais celeridade e garantir maior segurança no
tratamento de pacientes que chegam aos
hospitais com
sintomas cardíacos. O TeleCardio conta com um suporte remoto por
meio de aplicativo, que permite a troca de informações em tempo
real entre médicos de hospitais cadastrados e um grupo de
especialistas, que fornecem orientação à distância para sanar
dúvidas sobre cardiologia de emergência. A inovação foi lançada
pela farmacêutica, em
2020,
baseado
em outro sistema
da própria Boehringer, o ‘TeleStroke’, para o manejo de
pacientes com acidente vascular cerebral (AVC).
“Paciente com dor torácica ou suspeita de infarto, após realizar eletrocardiograma, que é o exame que define diagnóstico, tem o mesmo interpretado de maneira onlinepor um cardiologista da empresa Neomed. Com isso, todos os pacientes que chegam no HMGV e no HT vão ter essa avaliação à distância por cardiologista experiente. A Fundação tem um suporte por médicos especialistas em cardiologia, e neurologia 24 horas, pelos sete dias da semana para atenderem as duas principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, que são o infarto e o AVC. Isso é inovador para o sul do Brasil com dois hospitais públicos a ter esse suporte”, afirma o coordenador da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral da FHGV, Diógenes Zãn.
Capacitação
Associado a esse suporte de interpretação de exames à distância, as equipes que atuam na emergência – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – dos hospitais da FHGV participam de capacitações periódicas para melhor assistir aos pacientes acometidos de infarto. As capacitações do TeleCardio acontecem em diferentes horários e contam com profissionais com expertise na área como o professor doutor Fabio de Luca que coordena o Serviço de Cardiologia da Rede D´Or.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Foto: Divulgação FHGV