Diretor-geral da FHGV é eleito vice-presidente da ANFES

 In FHGV, Notícias

A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES), elegeu em assembleia extraordinária, por unanimidade, a nova diretoria executiva e o conselho fiscal para o próximo biênio (2021-2023). De acordo com deliberação em assembleia, o diretor de Gestão de Serviços da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), Alisson Sousa, passa o cargo de presidente para João Henrique Marques da Silva, que é assessor da diretoria de Planejamento e Gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ). O diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Tércio Erany Tedesco Júnior, foi eleito como vice-presidente da associação.

Os diretores da FHGV, Marco Antonio Baldo, Marcelo Bastiani Pasa e Rafael Teixeira Dutra também participaram da assembleia virtual. A nova diretoria executiva é composta ainda por secretaria-geral sob a responsabilidade de José Alexandre Buso Weiller, que é diretor-geral da Fundação Juquery; pela 1ª tesouraria com Alisson Sousa, diretor de gestão e serviços da (FESF-SUS); e pela 2ª tesouraria com Antonio Plutarco Lima Filho, diretor executivo da Fundação Regional de Saúde do Ceará (FunSaúde).

Conselho fiscal

No conselho fiscal, os titulares são o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), Gilberto Barichello; a diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Ana Maria Scheneider; e o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAS), Sezifredo Paz. Os suplentes do conselho fiscal são compostos pelo secretário-executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Fundação PB Saúde, da Paraíba, Daniel Beltrammi; pelo diretor-presidente da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNova Capixaba), Rafael Amorim Ricardo; pelo diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS), Marcello Machado.

Mudança

“Agradeço a todos pelo apoio durante esse período. Nossa gestão teve como foco contribuir com a participação de todos, com o fortalecimento da ANFES promovendo a associação de novas filiadas, que deu um salto de 13 para 20, e na defesa do modelo de gestão das fundações no judiciário brasileiro, conquistando uma grande vitória com a ADI do Rio de Janeiro”, afirmou Sousa que também aproveitou para deixar uma mensagem de boas-vindas ao novo presidente: “Desejo sucesso ao novo presidente João Marques, que certamente fará uma gestão brilhante. Estarei sempre disponível para ajudá-lo e contribuir com o modelo das fundações estatais de saúde. Vida longa a ANFES!”.

O novo presidente da ANFES, João Marques, parabenizou Sousa pelo trabalho realizado e que dará continuidade ao projeto que ele iniciou. “Pretendo esforçar-me para dar continuidade ao seu projeto e estabelecer o compromisso em defesa do nosso modelo de gestão, buscando sempre fortalecê-lo diante dos cenários que se apresentem. Atualmente, a saúde pública do Brasil enfrenta uma das piores pandemias do novo século. Este cenário se traduz em grandes desafios para o SUS, e é nesse momento que entendo que o modelo de gestão proposto pelas Fundações Estatais tem se mostrado o mais eficiente, pois permite ao gestor uma maior agilidade nos processos de trabalho. Agradeço a grande oportunidade que a FSERJ me proporciona, na qual venho realizando atividades relacionadas a busca de melhorias dos processos e na qualidade da assistência ao cidadão. Quero ainda agradecer a todas as fundações associadas pela confiança em mim depositada. Acredito que com os esforços de todos teremos ainda mais conquistas a serem celebradas”, concluiu Marques.

Além da votação da nova diretoria executiva e conselho fiscal, a assembleia extraordinária, realizada em formato virtual, também trouxe como pauta a votação para aprovação da negociação dos débitos existentes com as fundações, e a apresentação das ações e prestação de contas do ano de 2020. Além disso, foi referendada a associação da Fundação Regional de Saúde do Ceará, que já havia sido aprovada pela diretoria executiva.

Texto: Jocélia Bortoli – Comunicação FHGV com informações da ANFES

Foto: Jocélia Bortoli

Recent Posts