Higiene correta das mãos ainda é melhor forma para evitar doenças
Neste Dia Mundial de Higienização das Mãos (05/05), a equipe do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) realizou ações para alertar sobre a necessidade da correta higiene das mãos para a prevenção de doenças e para barrar a transmissão do coronavírus. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, principalmente, hoje em diferentes continentes, acontecem atividades de conscientização de profissionais de saúde, de gestores públicos, de administradores hospitalares e da população em geral a respeito desse procedimento para a promoção da saúde.
A enfermeira Débora Oliveira explica que, além de ensinar a correta higienização das mãos, quem passou pela entrada e saída para funcionários do HMGV recebeu álcool gel de brinde e pode testar se a higiene de sua mão estava 100% correta através de uma caixa-preta. Nessa caixa, com um reagente e uma luz são mostradas as impurezas caso as mãos estejam mal higienizadas. “A higienização adequada das mãos sempre foi importante para a saúde. Ela é mais importante ainda, agora, com a pandemia. Mãos bem higienizadas previnem doenças, evitam a disseminação de germes e diminuem a transmissibilidade da covid-19”, afirma.
Antes de iniciar seu turno, a técnica de enfermagem que atua na unidade de terapia intensiva covid-19 do hospital, Daiane Lopes, pode verificar a ação da equipe do controle de infecção hospitalar. “Em cursos a gente aprende que essa técnica da higienização das mãos é infalível, pois ao lavá-las com água e sabão e usar o álcool gel, evita-se a infecção cruzada e combate-se a covid-19”, destaca.
Caixa-preta usada no teste Instruções para a correta higiene das mãos Técnica de enfermagem Daiane Lopes e enfermeira Débora Oliveira Teste da caixa revela se há ou não impurezas nas mãos higienizadas Equipe do Serviço de Controle de Infecção do HMGV Lavagem adequada das mãos promove saúde
Higienização das mãos com água e sabão:
1) Inicie a assepsia com movimentos circulares: os dedos de uma mão friccionando a palma da outra;
2) Para higienizar as “costas” das mãos e a parte entre os dedos, entrelace as duas mãos;
3) Com as palmas juntas, como estivesse rezando, repita o processo;
4) Para limpar as unhas, ponha as mãos em forma de concha e faça movimentos verticais uma na outra – enquanto uma sobe, a outra desce;
5) Mantenha a mão em forma de concha e faça movimentos circulares em uma palma – e vice-versa;
6) Utilize água corrente para remover o produto da sua pele – as bactérias vão junto;
7) Se possível, feche a torneira com uma toalha limpa ou lenço descartável.
Higienização das mãos com álcool em gel:
1) Aplique o álcool em uma mão que esteja em formato de concha;
2) Esfregue as mãos, palma sobre palma;
3) Com os dedos entrelaçados, esfregue a palma direita sobre o dorso esquerdo e vice-versa;
4) Ainda com os dedos entrelaçados, esfregue as costas dos dedos com as palmas das mãos;
5) Com a palma de uma mão, esfregue os dedos das outras, da base para as pontas, um dedo por vez;
6) Com os dedos juntos (exceto o polegar), esfregue, de forma rotacional, a palma da outra mão, em círculos;
7) Depois, repita o processo na outra mão.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Jocélia Bortoli /Comunicação FHGV