Eleitos os representantes da CIPA da UPA de Sapucaia do Sul
Os trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul puderam escolher os seus representantes para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do período 2020/2021. Os eleitos foram em 1º lugar – Alexandra Moreira da Silva com 41 votos; 2º – Rosângela de Souza Silva com nove votos; 3º – Jozenir de Miranda Proenza com sete votos; 4º – João Vitor Sunderhus Gloria com cinco votos; 5º – Patrícia Helena Pereira Dutra com quatro votos e, em 6º lugar, Eliasibi Farias da Silva, que recebeu dois votos.
A CIPA é formada por trabalhadores em busca de saúde e segurança dos mesmos, tendo como foco principal a prevenção de doenças e acidentes de trabalho. O mandato terá duração de um ano, sendo permitida uma reeleição. A CIPA tem por atribuições identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Entre as atribuições da Comissão também está elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e das condições de trabalho, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, entre outras funções.