Visita virtual aproxima pacientes e familiares no HMGV
Dona Cristina e seu Antônio são pais de Eduarda, de 27 anos, que há duas semanas está em um leito de internação covid-19 do Hospital Municipal Getúlio Vargas. As notícias só chegam através do contato com os médicos ou eventuais mensagens de WhatsApp. Por isso dona Antônia não conseguiu esconder a alegria quando atendeu uma videochamada em seu telefone celular e “deu de cara” com a filha que está internada no HMGV. A reação soou como um alívio: “Filha!!”. Do outro lado, o rosto de Eduarda demonstrava toda sua felicidade. “É muito bom conversar, enxergar minha família e mostrar que estou bem”, disse ela.
Situações como essa da Eduarda e de seus pais serão corriqueiras a partir desta quarta-feira (29) no HMGV. Com a aquisição de novos tablets, pacientes de diferentes unidades do Hospital poderão ter acesso a visitas virtuais, através de chamadas de vídeo para seus familiares. “Neste momento de estresse e ansiedade causado pelas doenças, e com restrição de visitas, sobretudo nas áreas covid, a possibilidade dos pacientes visualizarem e conversarem com parentes próximos traz alento e conforto a todos”, enfatiza a diretora de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Patrícia Bienert.
Saudade em tempo real
A sensação positiva de Eduarda também foi sentida por Sirlei, de 62 anos, que está no HMGV há cinco dias. “Consegui falar com meu filho Régis, minha nora Raquel e saber notícias dos meus netos Rafael e Roger, que estão em Uberlândia”, disse ela. “Estou sendo muito bem tratada aqui, mas estava morrendo de saudades deles”.
A poucos metros dali, Francisco, de 57 anos, se preparava para ligar para a família, que já esperava o contato. Quando a chamada de vídeo se completou, os parentes estavam todos reunidos para dar um alô e transmitir boas vibrações para o paciente. “Achei muito legal poder estar próximo à família”, disse ele.
Essa também foi a reação do paciente João, 70 anos, que está aguardando leito para sair da UTI Covid. Feliz por ter visto a filha e demais familiares, agradeceu a oportunidade: “Foi muito bom poder falar com eles para tranquilizá-los, para me verem e saberem que estou me recuperando”.
Contatos em dias e horários específicos
As gerências administrativa e de atenção à saúde do Hospital tiveram o cuidado de estabelecer dias e horários específicos para esse processo que permite o contato entre pacientes e familiares. As ligações serão feitas às segundas, quartas e sextas-feiras. Cada unidade e cada leito terá um horário reservado: “As ligações serão realizadas sempre pelos profissionais da equipe assistencial do Hospital, através de contato prévio com a família, permitindo que as partes possam reservar aquele momento para o reencontro”, diz Rafaela Giacomoni, gerente administrativa do HMGV.