HMGV forma novos residentes em ano do cinquentenário do Hospital
Na noite de ontem (13), no auditório Maurício Berni na Universidade do Vale do Rio dos Sinos aconteceu a solenidade de formatura da quinta turma de residentes do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Além de médicos brasileiros, existiam residentes do Equador, da Venezuela e do Uruguai que se tornaram especialistas em anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, pediatria, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia e medicina da família e comunidade. Em funcionamento desde 2014, os Programas de Residência Médica do Hospital formaram 39 residentes selecionados pela Associação Médica do Rio Grande do Sul. Essa turma concluiu a residência em ano comemorativo já que Hospital completará em novembro 50 anos de atuação junto à comunidade.
A médica especialista em ginecologia e obstetrícia Sandra Ximena Rodas Perez Goulart e a médica especialista em psiquiatria Júlia Pizzolatti Pieri se manifestaram em nome dos formados no Programa de Residência do HMGV. Emocionada, Júlia leu uma poesia de José Saramago e Sandra Ximena lembrou do apoio da família no período da residência. “Não é fácil ser residente sem o apoio da família e dedico esse dia especial à minha filha Sofia, que se tornou filha do Hospital porque muitas vezes tive que correr atrás dela pelo HMGV. Agradeço aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, e principalmente, aos preceptores que ajudaram a não desistir”, declarou.
FHGV
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação Patrícia Bienert citou que o Programa de Residência Médica se aprimora a cada dia e que em 2020 incluíram-se à formatura às especialidades de ginecologia e obstetrícia e medicina da família e comunidade. “É com orgulho que hoje faço parte desta formatura que celebra um trabalho árduo, mas desenvolvido com carinho e dedicação. Em cinco anos, 39 médicos se formaram e este ano é especial porque além da competência dos novos médicos, o HMGV recebe melhorias para comemorar os seus 50 anos de existência. Em breve, serão inauguradas a nova emergência e o novo centro obstétrico e muitos dos que se formam hoje poderão ingressar num futuro próximo no Hospital. Será um prazer recebê-los aqui como concursados. Um grande abraço e sucesso a todos”, desejou Patrícia.
Em nome dos supervisores dos Programas de Residência Médica da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas que administra o HMGV, o médico psiquiatra Pedro Ritter observou o quanto a educação é transformadora. “A educação transforma tudo, vocês e o Hospital, pois convivemos três anos com uma série de restrições na saúde pública. Também agradeço a todos e aos pais que têm um papel fundamental porque aprendemos com eles a empatia, e nesse grupo, enxergo empatia em todos eles”, declarou o psiquiatra.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica do HMGV Adriana Trein Enzveiler ressaltou durante a cerimônia que mesmo com a realidade da saúde pública, os Programas de Residência formaram novos e competentes profissionais para atender a população.