Relato na UPA de Sapucaia conscientiza para a prevenção do câncer de mama
“Estou muito contente por estar na UPA de Sapucaia do Sul para dar meu relato de experiência pelo que eu passei no meu tratamento para o câncer de mama. Sou uma parte da história do câncer que deu certo. Fui diagnosticada precocemente e espero incentivar muitas mulheres a fazerem o autoexame”, afirma a enfermeira Zilene Dyloren Espindola, que descobriu o câncer de mama em agosto do ano passado aos 36 anos e não tinha histórico de câncer na família.
O depoimento de Zilene integrou atividade em prol da campanha Outubro Rosa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul. Além do relato, a programação contou com palestra para orientar a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença ministrada pela enfermeira Maristela Peixoto sob o tema “Juntas somos mais fortes”. A atividade ocorreu na última terça-feira (15).
Maristela lembra que a mulher tem corresponsabilidade com sua saúde e que a estimativa do câncer de mama é de 59 mil pessoas neste ano no Brasil. Em 2016, foram 16 mil óbitos em razão dessa enfermidade. “O câncer de mama pode acometer a mulher em qualquer momento. As mulheres com risco são aquelas que têm histórico de câncer na família: mãe, pai, irmã e irmão já que a doença também acomete homens ainda que numa proporção menor”, explica.
A enfermeira destaca ser fundamental a prevenção e a autoavaliação que permite que a mulher perceba alguma alteração. “Se as mamas estão iguais ao mês passado, está tudo bem, mas se a mulher nota alteração deve buscar atendimento de saúde. As mamografias devem ser feitas em mulheres a partir dos 35 anos com histórico na família, que tiveram algum tipo de câncer e precisam ficar atentas. As mulheres a partir dos 50 anos precisam fazer a mamografia de dois em dois anos se tudo bem”, ressalta.
Orientações
As mulheres que menstruam devem fazer o autoexame de três a cinco dias após o período. Já as que não menstruam devem escolher uma data fixa mensal para fazer o autoexame e mulheres com histórico familiar ou que perceberem alterações devem procurar serviço de saúde.
Passo a passo do autoexame
1. Fique de pé em frente ao espelho e observe:
- o bico dos seios.
- a superfície.
- o contorno das mamas.
2. Ainda em pé em frente ao espelho:
Levante os braços e observe se com os movimentos aparecem alterações de contorno e superfície das mamas.
3. Deitada:
Com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos. Com a mão esquerda, apalpe a mama direita e f aça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.