Oficina de culinária possibilita bem-estar e integração dos assistidos pela Unidade de Saúde Mental do HMGV
R.Y. de 52 anos foi uma das assistidas na Unidade de Saúde Mental do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) que participou nesta quinta-feira (05) da oficina de culinária Louco de Bom realizada pelo setor de Nutrição e Dietética em umas das atividades programadas do Setembro Amarelo. “Sinto que o hospital me acolheu. Não é a primeira vez que participo. Aqui a gente vê muita dor e ansiedade, e de repente, surgem atividades que fazem com que nos sintamos melhores. Aqui tem ainda a ‘risoterapia”. Assim, melhoramos mais rápido e temos alta”, conta a mulher que auxiliou no preparo de uma torta.
A torta foi feita por 19 assistidos da Unidade de Saúde Mental para comemorar a vida no mês de aletra sobre a realidade do suicídio no Brasil e das formas de prevenção. “Um dia antes da oficina, a equipe de nutrição se envolve com os preparos para que eles façam a atividade conosco. Dessa forma, melhoram a parte motora e se sentem úteis com a dinâmica, pois eles comem o que produzem e convidam familiares e outros profissionais do hospital para comer. É uma integração com a equipe e nós nos sentimos gratos em poder ajudar a Unidade de Saúde Mental. O segredo para isso é se dedicar e amor ao usuário”, afirma a coordenadora do setor de Nutrição e Dietética do HMGV Ana Cláudia Spolavori.
O coordenador da Unidade de Saúde Mental do HMGV Luís Afonso explica que essa oficina faz parte de um projeto maior de 20 oficinas. “Integramos os pacientes na oficina com a família e a comunidade, fazendo parte do contexto da reabilitação dos pacientes. O nosso trabalho é de recuperação dos pacientes, introduzi-los novamente no ambiente familiar e devolvê-los em condições para a comunidade e o meio do qual eles foram retirados por uma determinada doença ou fator estressante que desencadeou a internação”.
Programação no HMGV
05/09
– 15h – Inauguração da Biblioteca da Saúde Mental e votação
para escolha do nome. Público: usuários e familiares.
06/09
– 10h – Roda de conversa para os trabalhadores com facilitação
dos residentes da psiquiatria na sala de espera do Centro
Obstétrico.
Tema: Suicídio? Vamos falar sobre isso!
06/09
– Tarde – “Bolo, chá e Roda de conversa” com os
trabalhadores, familiares e pacientes sobre o suicídio na Unidade de
Saúde Mental. Público: pacientes e familiares.
Obs.: a programação das demais unidades da FHGV será informada assim que forem definidas.