Palestras e atividades práticas marcam a Semana de Enfermagem do HMGV
Cuidando do Cuidador: esse foi o tema principal do evento alusivo à VI Semana de Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas, que ocorreu nesta sexta-feira (17) no auditório da Fundação. Entre as atrações do evento, sessões de reiki e aplicações de cone chinês, duas técnicas que estimulam e valorizam o bem-estar dos trabalhadores.
Em sua fala de abertura, o diretor geral em substituição da FHGV, Leandro Barcellos, lembrou de questões inerentes ao dia a dia dos profissionais de saúde, e do quanto enfermeiros e técnicos de enfermagem são importantes em situações que simbolizam a luta contra alguns preconceitos da sociedade: “Na enfermagem, o racista pode ser cuidado por um negro e o homofóbico pode ser tratado por pessoas de qualquer opção sexual, e isso são exemplos que dignificam a atividade que vocês escolheram”.
Leandro ainda falou da importância do tema central do encontro (Cuidando do cuidador), lembrando o quanto é importante tratar das dores que são acumuladas e levadas pra casa todos os dias.
Por fim, fez a apresentação oficial da nova diretora de Atenção à Saúde da FHGV, “a enfermeira (deu ênfase na palavra) Patrícia Bienert,” a quem fez elogio e reconhecimento profissional, desejando-lhe boa sorte no novo desafio.
PROFISSÃO DIGNIFICADA
Antes do início das palestras, outros três gestores da FHGV se manifestaram sobre a Semana da Enfermagem. A nova diretora de Atenção à Saúde, Patrícia Bienert, agradeceu a presença de todos e falou do orgulho em ser enfermeira, “uma profissão que cuida da vida das outras pessoas e que, muitas vezes, nos faz ser mães e psicólogas, sempre com a missão de acolher e cuidar”. Sobre a nova função, diz que espera representar os trabalhadores da melhor maneira, e que sua sala estará sempre aberta para receber as pessoas e, sobretudo, as críticas construtivas.
A diretora hospitalar substituta do HMGV, Raquel Froner, e o Responsável Técnico de Enfermagem, Tiago Plá, também ressaltaram a importância de se cuidar da saúde dos cuidadores para que esses possam exercer com qualidade a sua profissão.
PALESTRAS E ATIVIDADES
Após as falas de abertura, a enfermeira do trabalho Rosane Maria Kortz ministrou palestra sobre Ergonomia no ambiente de trabalho e esclareceu como o funcionário pode prevenir lesões e afastamentos. Questão postural e física, alturas das macas e correto transporte de pacientes foram algumas das instruções dadas por Rosane durante a sua explanação.
O técnico de enfermagem e instrumentador cirúrgico do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Jonas Santos, estava fazendo a sua primeira sessão de reiki: “No nosso dia a dia, com fluxo grande de pacientes e procedimentos, nunca conseguimos parar. No momento do reiki eu me desconectei do mundo exterior e recebi uma energia muito boa e tranquila. Estou me sentindo melhor e mais tranquilo para voltar ao bloco cirúrgico”.
A mestre em Reiki Vilma Hoffemann explicou que o principal benefício da técnica é combater o estresse e a depressão, promovendo o equilíbrio e a harmonização. “Para que a cura aconteça é preciso ter a cura do corpo, da mente e do espírito”, complementa a terapeuta.
Na parte da tarde, duas palestras tiveram destaque: Fitoterapia na Saúde, com a enfermeira Elisabete Moreira, e Benefícios do Cone Chinês, com o terapeuta holístico Nicholas Frohlic. No final, houve sorteio para cinco aplicações de cone chinês, dando oportunidade para que os presentes pudessem recarregar as baterias para outros dias de trabalho.