HMGV completa 48 anos
Em 13 de novembro de 1970, era inaugurado o Hospital Municipal Getúlio Vargas, através de iniciativa da própria comunidade sapucaiense, motivada pela ausência de um atendimento de saúde mais próximo. Quarenta e oito anos depois, e após um período de recuperação em 2010, o HMGV é uma referência 100% SUS para a região do Vale dos Sinos, com Emergência porta-aberta e sistema de acolhimento com classificação de risco.
No momento, está em fase de reforma na entrada da Emergência, o que possibilitará ampliação de espaços e aprimoramento de serviços, em benefício a trabalhadores e, sobretudo, à comunidade.
Para o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Gilberto Barichello, “o HMGV está inserido hoje num contexto que traz dificuldades ao SUS e à saúde pública, e mesmo assim, com o esforço de seus trabalhadores e do poder público municipal, vem mantendo um atendimento de qualidade à população”.
A casa de saúde, atualmente com 175 leitos, realiza mensalmente cerca de 6 mil atendimentos e 850 internações em especialidades como clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, pediatria, obstetrícia, saúde mental e intensivismo adulto e pediátrico.
A diretora de Atenção à Saúde da FHGV, Juliane Dias, ressalta que, nesses 48 anos, o Hospital precisou superar outros momentos delicados, como o temporal com chuva de granizo, em 2015. “Ali foi um episódio marcante, em que parte do Hospital ficou destalhada. Só conseguimos contornar o problema graças a um mutirão que contou com a colaboração e a solidariedade dos nossos trabalhadores que, independentemente de suas funções habituais, prestaram ajuda imediata, garantindo a segurança e o bem-estar de pacientes que poderiam ficar desalojados”.
Referência em atendimento
O Hospital Municipal Getúlio Vargas também é referência formal em Saúde Mental para cinco municípios do Estado e pioneiro na implantação da Medicina Hospitalar, sendo o primeiro hospital público do sul do país a adotar este modelo assistencial, integrado à rede.
Em abril de 2013, o HMGV foi credenciado pelo Ministério da Saúde na Linha de Cuidado ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) que tem o objetivo de qualificar a assistência prestada a esses pacientes. O hospital é referência para 04 municípios (Sapucaia, Esteio, Parobé e Taquara), disponibilizando 10 leitos e equipe completa para o atendimento integral aos usuários que necessitam desse cuidado.
Unidades
Ambulatório
Bloco Cirúrgico
Centro Obstétrico
Unidade de Alojamento Conjunto
Unidade de Cuidados Especiais Adulto
Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos
Unidade de Cuidados Intermediários Adulto
Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal
Unidade de Internação Cirúrgica
Unidade de Internação Clínica Adulto
Unidade de Internação Pediátrica
Unidade de Saúde Mental
Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Unidade de Urgência e Emergência
Serviços
No HMGV, são oferecidos os seguintes serviços:
– Diagnóstico por Imagem: raio-x, ecografia geral e obstétrica, ecocardiografia, ecodoppler, tomografia e mamografia.
– Cirurgias Eletivas: são ofertadas cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia torácica, bucomaxilo, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia, traumatologia e urologia.
– Ambulatório de Consultas Eletivas: são oferecidas consultas pré e pós-operatórias nas especialidades cirúrgicas disponíveis.
– Exames: endoscopia, colonoscopia, biópsias e teste da orelhinha.
Modelo Assistencial em Linhas de Cuidado
As linhas de cuidado estão diretamente associadas às demais instâncias de atendimento da rede de saúde. Este modelo de assistência reorganiza os processos de trabalho, com base no atendimento integral e humanizado aos usuários do SUS.
O novo desenho organizacional reflete uma estrutura de gestão horizontal, colegiada, integrada e participativa, com foco assistencial na produção do cuidado. O Hospital atua em três Linhas de Cuidado:
Linha de Cuidado Mãe/Bebê e Criança
Linha de Cuidado Paciente Adulto
Linha de Cuidado Saúde Mental
100% SUS
Desde junho de 2012, com o financiamento do Estado do Rio Grande do Sul, o HMGV selou o compromisso de disponibilizar 100% de sua capacidade instalada ao Sistema Único de Saúde.