Clisam realiza reunião de planejamento familiar do mês de agosto
Na manhã desta terça-feira (14), o auditório da FHGV recebeu mais uma reunião de planejamento familiar, realizada pela Clínica de Saúde da Mulher (Clisam). Na ocasião, homens e mulheres puderam fazer cadastro para o processo de laqueadura e vasectomia, oferecido gratuitamente pelo SUS. Após, Maristela Peixoto, enfermeira, professora universitária da Feevale e membro da Clisam, palestrou sobre o funcionamento destes procedimentos, transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais.
Lidiane Braga Brás, 39 anos, se inscreveu para realizar o procedimento. Ela conta que tem dois filhos, mas que na última gestação houve um pico de pressão alta que impediu, inclusive, o rompimento da bolsa. “Eu posso engravidar, mas a última gravidez já foi bem complicada e pressão alta é muito perigoso para o bebê. É melhor não arriscar mais”.
Maristela ressaltou, na reunião que ocorre mensalmente, que para realizar a vasectomia ou laqueadura é necessário ter mais de 25 anos e/ou, no mínimo, dois filhos vivos, bem como sanou dúvidas sobre ambos os processos. Após este cadastro, os inscritos passarão por consultas e exames.