Câmara de Vereadores faz homenagem aos 10 anos do SAMU
No plenário da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, os integrantes do SAMU estavam todos uniformizados. Entre conversas informais e cumprimentos ao público que chegava, mal escondiam a apreensão e, sobretudo, o orgulho e a satisfação para os momentos que viriam. Pouco depois das 19 horas da terça-feira (26), iniciava-se a sessão solene em homenagem aos 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município.
Proposto pelo vereador Cléber Alemão, o agraciamento contou com a participação do prefeito Dr. Luís Rogério Link, do secretário municipal de Saúde adjunto João Luiz Dornelles, dos diretores da FHGV e demais autoridades e representantes da comunidade.
Cercada de expectativas, a coordenadora do SAMU, Letícia Santomé, fez um rápido histórico do serviço em Sapucaia do Sul, falou do sistema de regulação, do empenho de cada profissional no dia a dia de trabalho e no desafio constante de salvar vidas. Foram cerca de 35 mil atendimentos em 10 anos. “É muito importante a preparação, a atualização, a técnica e o aprendizado, mas a empatia e o amor ao próximo é o nosso ingrediente principal para que nos sintamos gratificados em cada momento”, disse ela.
Bastante aplaudida e emocionada, Letícia voltou ao seu lugar na composição da mesa de autoridades, sob o olhar de admiração de sua equipe e do público. O vereador proponente da homenagem, bem como o presidente da Câmara, Nelson Brambila, enfatizaram a aprovação unânime da sessão solene na Casa, tamanha a importância do SAMU para a comunidade. Em nome da corporação, a coordenadora recebeu uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados durante esses 10 anos.
ANJOS DA GUARDA
O prefeito Dr. Luis Rogério Link, em sua fala, destacou a importância dos serviços prestados pelo SAMU, o trabalho complementar entre o SAMU e o Hospital Municipal Getúlio Vargas, e de como esse entrosamento entre ambos é importante para a saúde pública no município. O prefeito também relatou a reunião que teve em Brasília, no Ministério da Saúde, no sentido de renovar a frota do SAMU. “Espero que em breve tenhamos boas notícias para Sapucaia do Sul”.
O diretor geral da FHGV, Gilberto Barichello, lembrou da origem dos serviços do SAMU, na França, e de como a iniciativa chegou pela primeira vez ao Brasil em Porto Alegre, para depois se espalhar pelo país como uma política nacional que, hoje, atende a todos os brasileiros. Barichello também ressaltou o trabalho árduo dos socorristas, muitas vezes sob situações de frio, chuva, vencendo todo tipo de dificuldade para salvar vidas. “São verdadeiros anjos da guarda”.
Por fim, encerrada a sessão solene, a corporação de socorristas recebeu os cumprimentos de todos os presentes, posando para fotos com a certeza de que, a cada dia, está fazendo diferença na vida da comunidade.