CEPPIR realiza palestra sobre racismo institucional
A Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (CEPPIR) da FHGV promoveu, na tarde desta quarta-feira (23), uma roda de conversa sobre o racismo dentro do ambiente de trabalho, evento alusivo ao mês do trabalhador comemorado em maio. Gilberto Barichello, diretor geral da FHGV, e Juliane Dias, diretora de Atenção à Saúde, prestigiaram o evento. Zilmara Martins, enfermeira e presidente da CEPPIR, abriu o evento falando que a Comissão iniciou quando a Fundação conquistou o direto às cotas. “A gente reconhece a necessidade das cotas. Cada vez que alguém se inscreve pro concurso através delas, a gente comemora”.
Stênio Dias Rodrigues, ativista do movimento negro e direitos humanos, debateu, com os funcionários que participaram, a respeito da origem do racismo, a história negra no Brasil e questionou o tipo de aprendizado disponibilizado nas escolas primárias. Após o coffee break, Douglas Butzke, coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Sapucaia do Sul, fez relatos sobre práticas pedagógicas a respeito das questões de gênero, religião e raça dentro das escolas.
Segundo Zara Mondadori, membro da CEPPIR desde sua criação, a reunião deu relevância a temas atuais e cotidianos. “Tanto a CEPPIR, quanto outras comissões, têm um vasto caminho a percorrer, tratando de questões importantes, como o racismo institucional, sexualidade e credo. Assuntos que convivemos todos os dias”. As reuniões da CEPPIR ocorrem mensalmente, desde sua criação em 20 de novembro de 2017.