Reunião do GRATO saúda o Mês da Mulher
O encontro do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) do Hospital Municipal Getúlio Vargas é como “coração de mãe – sempre cabe mais um”. Seguindo este ditado, a reunião mensal de seus integrantes, realizada na tarde desta terça-feira (6), no auditório da FHGV, acomodou 50 pessoas, entre usuárias em tratamento de câncer e seus acompanhantes. O público teve a oportunidade de assistir a palestra “Cuidados com a saúde: Como prevenir e diagnosticar o câncer de colo uterino”, com a médica residente em Obstetrícia e Ginecologia do HMGV, Sandra Ximena Rodas Perez Goulart. Segundo ela, o câncer de colo de útero é desencadeado, principalmente, a partir de lesões resultantes da infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Sandra reforçou que as mulheres (principalmente as que possuem vida sexual ativa) devem realizar o exame Papanicolaou pelo menos uma vez ao ano, para detectar possíveis alterações e aumentar as chances de cura.
A usuária Maria Terezinha Jesus Maciel iniciou o tratamento de câncer de mama em 2016, quando fez a cirurgia no HMGV para retirada de um tumor. “Estou no GRATO desde o início e hoje me sinto melhor. É muito válido receber o apoio da equipe multiprofissional e das amigas. Sempre participo das reuniões na companhia da amiga Elisa Machado, que me acompanha desde que recebi o diagnóstico de câncer”, disse.
Em celebração ao Mês da Mulher, as participantes receberam uma lembrancinha feita pela equipe multiprofissional (formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, assistente social e trabalhadores do Setor de Imagem) e a “Mama do Amor”, que são próteses mamárias externas, feitas de alpiste e meias de poliamida. Os encontros do GRATO acontecem mensalmente.