Gilberto Barichello é o novo diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas está sob nova direção. Gilberto Barichello foi empossado diretor geral da instituição, em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 22 de dezembro, na área externa do Centro Administrativo da Fundação. Ele assume o cargo anteriormente ocupado por Juarez Verba.
O prefeito Drº Luis Rogério Link salientou a vasta experiência do novo diretor em gestão de saúde, fundamentais frente ao desafio de dirigir a fundação em uma época de crise nacional. “Faço parte da história do Getúlio Vargas. Neste hospital iniciei minha carreira como médico, vivenciei momentos de grandes dificuldades, vi ele se reerguer e se tornar uma fundação. Hoje, os cortes de recursos do Ministério da Saúde e atraso de repasses do Governo do Estado refletem, inevitavelmente, nesta instituição. Mas seguiremos trabalhando incansavelmente pelos nossos servidores e usuários, para que a Fundação Getúlio Vargas continue sendo referência no SUS”, disse.
Barichello falou sobre o seu papel no futuro da saúde sapucaiense. “Assumo a Fundação em um momento delicado. Ela não é uma ilha. Ela está dentro de um contexto e o cenário externo nos atinge. Vamos trabalhar a todo vapor para reverter essa situação”, comentou. O novo diretor também destacou que vai trabalhar de forma democrática e participativa, por meio da criação de um colegiado e um conselho gestor, formados por usuários, servidores e gestores, construindo acordos e buscando soluções.
Experiência: Gilberto Barichello foi Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Hospitalar Conceição, entre os anos 2003 e 2015; e secretário Adjunto da Saúde do Estado do RS de 1999 a 2002. Formado em economia e direito, tem mestrado em Políticas e Gestão em Saúde pela Universidade de Bologna – Itália; e pós-graduação em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar da PUC/RS; em Saúde Pública pela Escola Estadual de Saúde do Estado do RS; e em Gestão de Projetos e Investimento em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – RJ.
Participaram da cerimônia de posse o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Arlenio Silva; Klatei Kausler, representando a Secretaria Estadual da Saúde; o secretário municipal de Saúde, Neio Lúcio Pereira; os deputados federais Henrique Fontana e Elvino Bohn Gass; a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Raquel do Posto; o presidente do Sindisaúde Vale dos Sinos e do Conselho Municipal da Saúde de Sapucaia, Jeisson Rex; e o usuário do SUS e dos serviços da fundação, Henrique Sagmaster. Também estiveram presentes no ato secretários municipais, vereadores, representantes dos conselhos curador e fiscal da Fundação, servidores e comunidade.
Comunicação Social PMSS