FHGV participa do “Workshop Diálogos Jurídicos e Sustentabilidade” promovido pela Anfes e IDISA
Como presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes) e diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba, acompanhou o “Workshop Diálogos Jurídicos e Sustentabilidade”, realizado nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, em Campinas/SP. Além dele, a FHGV foi representada pelo diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alex Borba do Santos, pela assessora especial da Diretoria Administrativa e Financeira, Janice Cardoso, e pelo assessor técnico, Enzo Lunardi. O evento foi promovido pela Anfes em parceria com o Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA).
Juarez Verba abriu o Workshop saudando o diretor do IDISA, Nelson Rodrigues do Santos, e a Dra. em Saúde Pública e coordenadora do Curso de Especialização em Direito Sanitário do IDISA, Lenir Santos, que apresentaram “O Modelo Atual do SUS e o Papel das Fundações Estatais de Saúde”. O diretor da Anfes fez referência à presença de representantes de várias instituições públicas de saúde, citando Porto Alegre, Sapucaia, Salvador, Vitória da Conquista, Canoas, entre outras. Destacou ainda a participação dos educadores em saúde.
“No cenário político atual, em que as fundações estatais de saúde de direito privado, a saúde pública e seus gestores e trabalhadores sofrem a ameaça dos impactos das reformas trabalhista e previdenciária, precisamos da motivação de nossos palestrantes”, considerou. “Hoje, o País ultrapassa 30 fundações de atenção à saúde, que beneficiam mais de 30 milhões de brasileiros. As fundações estatais de direito privado tem sido um instrumento de gestão pública especializada em saúde com o apoio do controle social.”
A atividade teve a apresentação de uma diversidade de temas relacionados à nova legislação trabalhista e os reflexos nas relações de trabalho, a defesa do modelo jurídico das fundações estatais, a governança e os novos projetos das Fundações Estatais de Saúde.