Unidade de Saúde Mental do HMGV apresenta Oficina de Culinária
Usuários internados na Unidade de Saúde Mental (USM) do Hospital Municipal Getúlio Vargas participaram, na tarde desta terça-feira (10), da Oficina de Culinária Louco de Bom, que busca a reinserção social dos internos a partir do despertar da criatividade, num trabalho que envolve a equipe multidisciplinar da Unidade, pacientes e seus familiares.
Com orientação da coordenadora da Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital, Ana Claudia Spolavori Sagmeister, e da nutricionista Mariane Damásio, os usuários puderam produzir um Bolo de Casca de Banana, dividindo-se no manuseio de batedeira, liquidificador, misturador de ingredientes, entre outros utensílios.
Dona Maria, uma das participantes, gostou da experiência: “Minha receita é diferente desta aqui, mas o principal segredo para ficar ainda mais gostoso é fazer sempre com amor e carinho”. No final, todos puderam compartilhar, provar e aprovar o bolo confeitado.
Para o coordenador da USM, Luís Afonso Cabral, “cozinhar desperta a criatividade e o poder de apurar os sentidos, acalmando e unindo as pessoas”. Ainda segundo ele, “a Oficina Louco de Bom prevê a utilização de alimentos que requerem pouca manipulação para ficarem prontos, sempre com atuação no âmbito interno da Unidade”.
LIVRO DE RECEITAS
Segundo os organizadores, o projeto prevê 20 encontros. Após, será editado um livro de receitas com os pratos preparados pelos internos, incluindo textos e fotos. A ação de preparar alimentos e decorar os pratos permite a expressão de ideias, valorizando a criatividade, a capacidade de invenção e a produção de algo novo, com significado e beleza particular. A criação de vínculo com a equipe multidisciplinar estimula a autonomia, favorece intervenções, desperta a afetividade, o respeito e a ajuda.
Para que fosse possível a construção desse projeto, os organizadores enfatizam a participação de dois colaboradores importantes; a Sanremo, que dará apoio para aquisição de recursos e insumos; e o Clube de Mães Rainha da Paz, que confecciona os aventais para os participantes.