Palestra sobre câncer de mama abre o Outubro Rosa do HMGV
Na abertura das atividades do Outubro Rosa do Hospital Municipal Getúlio Vargas, na tarde desta terça-feira, a grande atração foi a palestra do médico Guilherme Cecin, sobre prevenção do câncer de mama. Cerca de 50 trabalhadoras da FHGV compareceram ao evento, que ainda teve agendamento de mamografias, atividade com consultora de embelezamento e a confraternização intitulada “chá rosa”, com comes e bebes.
Foco na prevenção do câncer de mama
Após a fala de abertura da diretora de Atenção à Saúde da FHGV, Juliane Dias, que convidou a todos para participarem das demais atividades do calendário do Outubro Rosa, sobretudo da Caminhada no dia 26, a diretora hospitalar do HMGV, Loredi Becker, saudou a presença dos trabalhadores e ressaltou a importância da palestra que viria: “Este é o momento apropriado para avaliarmos se estamos cuidando de nós mesmos da forma comprometida com que sempre cuidamos dos nossos pacientes”.
Em seguida, o médico Guilherme Cecin abordou diversos enfoques sobre o câncer de mama. Falou sobre prevenção, rastreamento, fatores de risco e, principalmente, de como a mamografia pode salvar vidas quando feita no devido prazo. “Infelizmente ainda se descobre o câncer de mama num momento muito tarde no Brasil”, disse ele. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames sejam feitos após os 50 anos. Entretanto, segundo Guilherme, se forem realizados a partir dos 40, e atualizados de 2 em 2 anos, os riscos diminuem significativamente.
O itinerário dos índices negativos do câncer de mama no Brasil começa pela baixa adesão da população ao rastreamento, passa pelos diagnósticos tardios e termina com a alta mortalidade. A descoberta precoce, sobretudo através da mamografia, é capaz de salvar vidas e mudar esse quadro. No Hospital Municipal Getúlio Vargas, conforme fala final do Dr. Guilherme, existe uma equipe preparada para tratar da questão, “tão qualificada como nos melhores lugares no Brasil e fora dele”.
Para conferir a programação completa do Outubro Rosa da FHGV, clique aqui.