Médico do Hospital Tramandaí participa de Congresso Nacional de Transplante de Órgãos
O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Tramandaí, Gaston Garcia, participou do Congresso da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), realizado em Foz do Iguaçu, de 18 a 21 de outubro. O evento reuniu ainda o XVI Congresso Luso Brasileiro de Transplantes, o XIV Encontro de Enfermagem em Transplantes, o Fórum de Histocompatibilidade da ABH e o ABTO-ISHL Joint Symposium.
A CIHDOTT do HT apresentou quatro trabalhos próprios e quatro trabalhos desenvolvidos em cooperação com o estado do Maranhão. Segundo o médico Gaston Garcia, o registro dos doadores com mais de 51 anos e o manual de consulta rápida para os profissionais de saúde receberam destaque dos avaliadores. “A atuação da equipe multidisciplinar de acolhimento, vem causando a redução nas recusas à doação e melhorando a satisfação quanto ao atendimento prestado pela instituição, comentou. “Além dos trabalhos apresentados, a CIHDOTT conseguiu firmar novas parcerias e estreitar laços com outras instituições que vão permitir a realização de projetos futuros em conjunto, consolidando assim o Hospital Tramandaí como referência na captação de órgãos e excelência no atendimento das famílias dos doadores”, avaliou.
Os trabalhos apresentados foram os seguintes: Causas da não efetivação da doação de órgãos para transplante em potenciais doadores de um hospital de urgência e emergência de São Luís do Maranhão; Evolução do número de doações de córneas efetivadas em óbitos por PCR de um hospital de urgência e emergência de São Luís do Maranhão; Experiência na implantação de manual de consulta rápida na manutenção do potencial doador em hospital do Litoral Norte do RS; Implantação da proposta de equipe multidisciplinar para acolhimento das famílias do potencial doador em um hospital do Litoral Norte do RS; Perfil dos Potenciais doadores de órgãos e tecidos de um hospital de urgência e emergência de São Luís do Maranhão; Perfil dos potenciais doadores de órgãos e tecidos de um hospital do Litoral Norte do RS; Plano de ação baseado na ferramenta de gestão de qualidade 5W2S para execução do processo de doação de órgãos e tecidos em um hospital de urgência e emergência de São Luís do Maranhão; Potenciais doadores acima dos 51 anos de um hospital do Litoral Norte do RS.