Conferência de Igualdade Racial elege delegados em Sapucaia do Sul
A II Conferência Municipal de Igualdade Racial de Sapucaia do Sul, realizada no último sábado (30), no auditório do IFSUL, elegeu 11 delegados que irão representar o Município no debate estadual. O evento foi promovido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A solenidade de abertura da atividade contou com a participação do prefeito da cidade, Dr. Luis Rogério Link, do secretário de DH, Selvino Scheibel, do assessor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luciano Oliveira, do deputado federal Dionilso Marcon, do diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Alex Borba dos Santos, e do vice-diretor do IFSUL, Carlos Wurzel, além de representantes da sociedade civil.
O prefeito Dr. Link fez referência à perseguição sofrida pelos povos de matriz africana ao movimento contra intolerância religiosa. Segundo ele, “é preciso reforçar a luta pelos direitos sociais diante do congelamento dos investimentos na área da saúde, educação e das políticas sociais por 20 anos”.
Para o secretário Selvino Sheibel, a população negra ainda vive os reflexos do pré-conceito velado e da invisibilidade na história do Brasil. “As políticas públicas são fundamentais para enfrentar este processo de exclusão”, disse.
O deputado Marcon fez um relato sobre o retrocesso que ocorre no Brasil. “Na Câmara Federal vivemos um momento de ditadura contra os direitos dos povos, com a ameaça de retirada de conquistas relevantes como as cotas nas universidades”, comentou. “Precisamos resistir.”
Conforme destacou Alex Borba dos Santos, o trabalho do povo negro que ajudou a construir o País ainda é pouco valorizado. “O homem negro e a mulher negra são os que ganham menos no mercado de trabalho. É um processo que perpetua a exclusão e a discriminação. Chega do elevador de serviço e do quarto de empregada, que são a senzala moderna”, salientou.
A Conferência reuniu as demandas de Sapucaia do Sul que serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.