Atividades marcam Outubro Rosa no Calçadão de Sapucaia do Sul
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas participou do evento alusivo ao Outubro Rosa, promovido pela Prefeitura, no calçadão de Sapucaia do Sul na tarde da quinta-feira (26). O objetivo era estimular a prevenção do câncer de mama. A equipe de mamografia do Hospital Municipal Getúlio Vargas agendou exames e deu orientações médicas à população. O evento, que também ofereceu teste rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e serviços de beleza, encerrou-se com a Caminhada da Conscientização até a sede do Executivo Municipal.
Em sua fala, a diretora de Atenção à Saúde da FHGV, Juliane Dias, enalteceu a importância do evento, destacou a necessidade dos exames e do diagnóstico precoce, e salientou a chegada do Novembro Azul, incentivando os homens a realizarem a prevenção do câncer de próstata. Por fim, convidou a todos para a Caminhada até a Prefeitura.
O prefeito Dr. Luis Rogério Link, que é médico ginecologista, falou sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama. “O cuidado com a saúde não pode acontecer apenas no mês outubro, mas o ano inteiro. A maioria das vezes é a mulher que descobre algum caroço na mama, por isso, o autoexame é importante. Nem todo caroço é câncer, mas ele deve ser investigado. Noventa e cinco por cento dos cânceres de mama podem ser curados se descobertos no início”, salientou Dr. Link.
Da cerimônia de abertura do evento, participaram ainda a primeira-dama do Município, Odete da Cruz; o secretário Municipal de Saúde, Neio Lúcio Pereira; a coordenadora dos Clubes de Mães, Marinaldi Gomes; a coordenadora de Políticas Pública para as Mulheres, Cláudia Jaqueline Reboa; e o diretor Geral da FHGV, Juarez Verba. Pela Fundação, estiveram presentes também os diretores Leandro Barcellos (Administrativo Financeiro) e Alex Borba dos Santos (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas).
ATRAÇÕES MOBILIZAM A COMUNIDADE
Maria Luíza Tavares é vendedora, tem 49 anos, nunca fez mamografia, e estava na fila para agendar o exame: “Ouço tanto falar sobre isso que decidi vir aqui e marcar de uma vez”, disse ela. Assim como Maria Luíza, centenas de mulheres compareceram ao Calçadão para participar das atividades. Havia vários serviços disponíveis para a população: teste rápido para DSTs, orientações médicas, aferição de pressão, exame de visão, corte de cabelo, maquiagem e atividades físicas. Por volta das 16h30, o grupo seguiu em caminhada pelas ruas do Município em direção à Prefeitura, dando destaque à cor rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama.
OUTUBRO ROSA NA FHGV
Até o final do mês, ainda há atrações relativas ao Outubro Rosa na FHGV. Confira:
Clisam
Dia 30 – 12h: Orientações sobre câncer de mama e de útero, testes rápidos, distribuição de brindes.
HMGV
Dia 31 – a partir das 14 horas – na Sede da FHGV: Comemoração do primeiro aniversário do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) e encerramento do Outubro Rosa, com palestra do Dr. Guilherme Cecin sobre rastreamento do câncer de mama, dinâmica de grupo e atividade com consultora de beleza.