Aniversário do GRATO é destaque no encerramento do Outubro Rosa
Encerrando as atividades do Outubro Rosa na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, a comemoração do primeiro aniversário do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) reuniu autoridades, profissionais da saúde, pacientes e familiares no auditório da FHGV, decorado para festa, na tarde desta terça-feira. Além das falas alusivas à data e à prevenção e tratamento do câncer de mama, o evento contou com bolo de parabéns, palestra do Dr. Guilherme Cecin e dinâmicas de grupo.
O GRATO surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Nas reuniões acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Dezenas de pessoas, a maioria formada por mulheres, já participaram ou participam dos eventos do Grupo.
“Este pessoal é maravilhoso comigo, me dá o apoio que eu não tive em casa e me faz sentir muito bem, sempre com alto astral”, testemunhou Maria Edviges Dutra dos Santos, que frequenta o GRATO desde o início. Segundo ela, seu sentimento certamente é compartilhado pelas demais participantes.
RECONHECIMENTO AO TRABALHO SOLIDÁRIO
O vice-prefeito Arlênio da Silva, representando o prefeito Dr. Luis Rogério Link, parabenizou a iniciativa de formação do GRATO e ressaltou a responsabilidade que vem sendo assumida pelos envolvidos. “Estamos à disposição para apoiar no que for necessário”, disse ele. O secretário Municipal de Saúde, Neio Lúcio Pereira, falou da alta incidência de câncer de mama e da “importância de que as pessoas tenham apoio para atravessar essa fase difícil da vida”.
A diretora de Atenção à Saúde da FHGV, Juliane Dias, começou sua fala dizendo-se satisfeita por ver o auditório repleto. “Quero afirmar aos pacientes, aos familiares e também à equipe do GRATO que todos vocês são vitoriosos, porque sabemos o quanto é difícil passar por essa doença”. Juliane enalteceu o trabalho solidário que fortalece o Grupo e falou da importância de que outros usuários possam ser beneficiados. O diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Leandro Barcellos, lembrou o apoio do Executivo Municipal para as conquistas do HMGV e ressaltou que, “mesmo nos momentos de maior fragilidade, o Hospital está pronto para acolher a todos da mesma forma, sem distinções”.
PALESTRA, ATIVIDADES E COMEMORAÇÃO
Antes da comemoração do aniversário, realizada num ambiente decorado com a cor rosa e uma mesa repleta de comes e bebes, a técnica de enfermagem – e uma das idealizadoras do Grupo – Maria Lúcia de Souza Almeida contou um pouco sobre a história de formação do GRATO: “A ideia da criação surgiu do dia a dia de trabalho, onde convivíamos com notícias tristes. Os profissionais precisavam sempre ser um pouco psicólogos, além de suas funções normais. A ideia foi amadurecendo, a direção abraçou a causa e hoje estamos aqui, completando 1 ano, felizes em poder ajudar”.
O médico Guilherme Cecin, que proferiu palestra sobre o câncer de mama, também falou sobre o início dos trabalhos do GRATO: “Sei bem o que é ver o estresse e a ansiedade no rosto das pacientes, e isso sempre nos causa mal estar, mas hoje conseguimos evoluir, participamos da criação do Grupo e chegamos até aqui, com um trabalho que ajuda as pessoas”.
No final, com alegria e sorriso no rosto, todos cantaram parabéns para o primeiro aniversário do GRATO.