3° Encontro de Fisioterapia da FHGV e Unisinos encerra com resultado positivo
A boa parceria entre a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas e a Unisinos garantiu o sucesso do 3° Encontro de Fisioterapia, que reuniu mais de 250 pessoas, nos dias 19 e 20 de outubro, no Auditório Central da Universidade. O evento teve 11 palestrantes, entre docentes e profissionais do Hospital Municipal Getúlio Vargas, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Grupo Hospitalar Conceição. A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Juarez Verba, do secretário de Saúde de Sapucaia do Sul, Neio Lúcio Pereira, do representante do CREFITO/5? Região, Marcelo Rieder, dos coordenadores do Curso de Fisioterapia da Unisinos, Mauro Félix e Ana Paula Karolczack, da diretora hospitalar do HMGV, Loredi Becker, e do fisioterapeuta responsável do HMGV, Rodrigo Ferreira.
O diretor geral da FHGV, Juarez Verba, agradeceu a parceria da Unisinos para a realização do 3° Encontro de Fisioterapia, fazendo referência ao reitor Padre Marcelo Fernandes de Aquino. Ele valorizou a importância do papel do fisioterapeuta na reabilitação física das pessoas.
Para o coordenador do Curso de Fisioterapia, Mauro Félix, a atividade foi produtiva. O professor saudou a presença massiva dos estudantes de Fisioterapia de várias universidades (Unisinos, ULBRA, FEEVALE, IPA, UNIRITTER), e a participação dos alunos egressos.
O fisioterapeuta Rodrigo Ferreira comemorou o sucesso do evento. “Nosso primeiro Encontro foi realizado na FHGV com apenas 20 pessoas, voltado para um público interno. Na segunda edição, tivemos mais 60 participantes, e na terceira, mais de 250 inscritos”, destacou. “Tivemos sucesso de público graças ao apoio da Unisinos. Só tenho a agradecer a coordenação do curso de Fisioterapia e a oportunidade de trocarmos experiências na nossa área.”
Palestras dos profissionais da FHGV
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Juliane Dias, apresentou a palestra “Serviço Especializado de Reabilitação do Hospital Municipal Getúlio Vargas: Indicadores e Perfil de Atendimento”. Segundo ela, em apenas 1 ano de funcionamento o SER recebeu 164 usuários pós-alta hospitalar para reabilitação física. A diretora destacou que a principal patologia é o AVC, seguida da traumatologia para tratamento de recuperação.
O médico infectologista do HMGV, Marcelo Bitelo, abordou o tema “Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; a pneumologista do HMGV, Vanessa Hartmann, fez uma palestra sobre “Exacerbação das Doenças Respiratórias: Asma, DPOC, Pneumonia e Broquiectasia”; a fisioterapeuta Roberta Sá Ferreira apresentou o tema “Oxigenoterapia Pediátrica e Neonatal; o fisioterapeuta Stefan Arendt ministrou “Reabilitação em PO de Quadril”; a fisioterapeuta Taiane Feiten falou sobre “Fibrose Cística”, e o fisioterapeuta Rodrigo Ferreira abordou o tema “Ventilação Mecânica Invasiva”.