Setembro Amarelo é tema de reunião do GRATO do HMGV
Colorir a vida! Esta foi a receita compartilhada pelo Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) do Hospital Municipal Getúlio Vargas, durante reunião mensal na tarde desta terça-feira (19), no auditório da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. A atividade fez referência ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. O assunto foi abordado através de uma dinâmica feita pela terapeuta ocupacional Kátia Rocha, a psicóloga Natália Pires e a estagiária de Psicologia Mariana Mossmann, da Unidade de Saúde Mental do HMGV. Além de mais de 30 usuárias em tratamento de câncer, seus familiares e amigos, a reunião contou com a presença da equipe multiprofissional do GRATO.
Como iniciante no Grupo, Marino Oliveira Vargas, 66 anos, aguarda o resultado de uma biópsia para diagnosticar um caso de câncer de mama, menos comum em homens. “A gente nunca espera, mas estou otimista para fazer o tratamento. Fiquei surpreso ao encontrar este grande grupo de pessoas para troca de experiências. Achei muito bom!”, disse.
Frequentadora do GRATO desde sua criação, Justina Inês Ilha Cardoso, 62 anos, deu uma dica para superar os momentos mais difíceis: “Amor à vida e fé. É disto que precisamos para enfrentar as doenças e até mesmo combater o suicídio. Eu sempre tive vontade de viver e ser feliz. Sempre digo que estou bem para eliminar os pensamentos negativos”, manifestou.