Videoconferência prepara HMGV para ingressar no Estudo Resilient
Na tarde desta quinta-feira (3), equipes da FHGV e da empresa Allm Inc. realizaram uma videoconferência para tratar da implantação do aplicativo denominado JOIN no Hospital Municipal Getúlio Vargas. O novo aplicativo permitirá um avanço em relação aos pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para que o Hospital participe do Estudo Resilient, que pretende mostrar que o tratamento com trombectomia mecânica (remoção de um coágulo sob orientação de imagem) pode reduzir ainda mais as sequelas do AVC.
Nesse sentido, recentemente o HMGV realizou um treinamento para atualização do atendimento do AVC, cujas atividades foram ministradas pela neurologista Kelin Martin, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que também integra a Rede AVC Brasil. Agora, na segunda etapa, a implantação do JOIN permitirá que os médicos acompanhem, por tablet ou aparelho celular, as imagens de cada momento do paciente com diagnóstico de AVC, desde sua entrada na Emergência. A videoconferência tratou da apresentação de requisitos técnicos e do funcionamento do aplicativo e dos equipamentos.
Desde 2013, o Hospital Municipal Getúlio Vargas é referência na Linha do AVC para quatro municípios do Vale do Sinos, beneficiando as comunidades de Sapucaia do Sul, Esteio, Taquara e Parobé.
“É importante que Sapucaia do Sul participe deste estudo multicêntrico na área da saúde, e para isso a equipe técnica da FHGV está empenhada em cumprir todos os pré-requisitos exigidos”, diz Juliane Dias, diretora de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Além dela, estiveram presentes na reunião, por parte da FHGV, representantes da equipe de Informática e da equipe médica da área do AVC do Hospital.