HMGV recebe visita de avaliação da Rede Cegonha
O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) recebe, esta semana, a visita da avaliadora do Ministério da Saúde, Lívia Lemos Desbesel, que está realizando a avaliação das boas práticas no atendimento ao parto e nascimento no âmbito da Rede Cegonha. A análise é feita em todas as maternidades do Brasil, conferindo as etapas de atendimento à gestante no Hospital, que vão desde sua recepção no acolhimento até a estadia no Alojamento Conjunto.
Na manhã de segunda (31), a avaliadora do MS fez a contagem dos leitos e a observação da ambiência com a participação da direção do HMGV e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul e da 1 Coordenadoria de Saúde do RS. O HMGV conta com 18 leitos no Alojamento Conjunto, 5 leitos de pré-parto e 7 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais.
A diretora Juliane Dias ressaltou a importância destas avaliações do MS, reunindo as três esferas públicas. “É um forma de aperfeiçoarmos o trabalho interno e o cuidado aos usuários que necessitam dos serviços da Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança do HMGV. Também é uma oportunidade para reavaliarmos nossos processos de trabalho”, destacou.
Em outro momento, os gestores do HMGV responderam um questionário de avaliação. A entrevista reuniu os diretores hospitalares Loredi Becker e Rodrigo Pérez (adjunto), além da coordenadora da Linha de Cuidado Mãe, Bebê Criança, Patrícia Bienert, do responsável técnico pela gineco-obstetrícia, Ricardo Queiroz e do pediatra Fábio Baiocco.
Lívia Lemos salientou que a avaliação não tem caráter punitivo. “A iniciativa visa estimular as mudanças e melhorias no atendimento ao parto e nascimento. A ação encerra dia 26 de agosto (no Estado) e 60 dias depois o MS deve apresentar a resposta para o HMGV.