FHGV participa da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas participou da abertura da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul, na manhã desta sexta-feira (18), no auditório da Escola Vanessa Ceconet. Com o tema “Vigilância em Saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”, a atividade reuniu profissionais da área da saúde e sociedade civil.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Neio Lúcio Pereira, a vigilância em saúde reflete a amplitude do cuidado às pessoas. Ele enfatizou a manutenção do SUS. “Defendemos a saúde como direito e não como mercado”, salientou.
O diretor geral da FHGV, Juarez Verba, ressaltou a importância da vigilância em saúde para garantir a qualidade de vida da população. “É uma estrutura que fiscaliza desde a qualidade da água que bebemos até os serviços de saúde prestados à comunidade, sempre valorizando a prevenção de doenças. A vigilância é necessária no momento em que o SUS sofre constantes ataques”, destacou.
Ele enalteceu a luta das mulheres brasileiras organizadas em defesa da saúde pública. “Elas manifestaram-se contra o desmonte do SUS, durante a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. O SUS é um direito fundamental que precisa ser mantido e respeitado.”
A mesa teve a presença da diretora da Vigilância em Saúde do Município, Milena Weide, do secretário municipal de Direitos Humanos, Selvino Scheibel, e da diretora de Atenção à Saúde da FHGV e representante do Conselho Municipal de Saúde, Juliane Dias.