FHGV inicia programa de implantação do eSocial
Em 2018, entra em operação o eSocial, projeto do governo federal que envolve um conjunto de sistemas, funcionalidades e obrigações que precisam ser cumpridos pelas empresas, referente a informações sobre a força de trabalho empregada.
O eSocial vai mudar várias procedimentos, principalmente de prazos para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias dos trabalhadores, bem como as informações de pagamento de salários. A intenção do Governo é concentrar, na mesma base de dados, informações hoje dispersas em bases distintas, melhorando assim sua compreensão sobre a situação do mercado de trabalho no país, bem como seu poder de fiscalização.
Confira as principais mudanças:
· Necessidade de informar todas as alterações na vida funcional dos trabalhadores, em regra, no ato em que ocorrem ou em prazos muito curtos. Situações como admissões, demissões, jornada de trabalho, alterações de horários, afastamentos do trabalhador, entre outras, precisam ser informadas em até 24 horas;
· Envio de todos os dados da folha de pagamento até o dia 07 do mês seguinte;
· Completo rigor nas informações cadastrais dos trabalhadores. O cadastro de cada trabalhador precisa estar completo para que seja inserido no sistema, o que vai exigir um recadastramento integral de toda a nossa equipe, sejam contratados com vínculo empregatício, sejam autônomos ou mesmo estagiários.
· Alteração do prazo de leitura da efetividade, passando para 1º a 30 do mês. Isso exigirá uma mudança substancial em nossos procedimentos de apuração, pois hoje nosso ponto é do dia 11 de um mês ao dia 10 do mês seguinte. Ou seja, nossas tarefas de conferência de efetividade, geração da folha e pagamento, hoje feitas em 25 dias, terão que ser realizadas em apenas 5 dias.
O sistema prevê outras mudanças e ajustes de procedimentos nas áreas de Gestão de Pessoas, Efetividade, Saúde do Trabalhador, Jurídico, etc.
A FHGV está planejando a implantação do eSocial e, brevemente, vamos começar a divulgar cada passo desta implantação. Nosso planejamento prevê mudanças graduais durante o segundo semestre. Fique atento e participe!