FHGV fortalece parcerias durante o Congresso COSEMS/RS 2017 em Porto Alegre
A discussão sobre os novos desafios para o Sistema Único de Saúde motivou a presença da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) no Congresso COSEMS/RS 2017, realizado nos dias 8, 9 e 10 de agosto, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Com o tema “A qualidade da Governança do SUS: Autonomia Local, Participação Regional e as Relações Institucionais”, o evento reuniu mais de 800 pessoas, entre autoridades e representantes das Secretarias de Saúde do RS. A Fundação também atuou como expositora durante os três dias do COSEMS/RS, recebendo em seu estande profissionais e lideranças da área de saúde no âmbito municipal, estadual e federal.
De acordo com o diretor geral da FHGV, Juarez Verba, que também é presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (ANFES), a instituição cumpriu com seu objetivo na atividade. “Nossa presença no Congresso COSEMS garantiu uma relação de aproximação com os gestores municipais. Tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho das fundações estatais de direito privado como potente instrumento de gestão do SUS, mantido sobre controle público.”
Participação da equipe da FHGV nos debates
Para a coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios da FHGV, Carolina Santanna, o evento foi fundamental para a discussão do novo modelo de financiamento pelo SUS. “A maior flexibilidade no uso dos recursos, refletindo a manutenção dos princípios do SUS, vai exigir dos gestores capacidade de planejamento e equipes qualificadas que possam pensar a saúde a fim de utilizar os recursos adequadamente evitando o desfinanciamento da atenção primária à saúde”, disse.
Para a enfermeira e assessora técnica da FHGV, Ana Kleemann, o Congresso foi importante para discutir e trocar informações sobre o aperfeiçoamento da gestão do SUS e a importância do cuidado integral na sua prática independente do nível de atenção.