Campanha de doação de sangue beneficia Hospital Getúlio Vargas
Um grupo de 34 pessoas, incluindo trabalhadores da FHGV, saiu de Sapucaia do Sul na manhã desta sexta-feira com destino ao Hemocentro de Porto Alegre. O objetivo era doar sangue em benefício do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Foram coletadas 37 bolsas de sangue. Cada doação pode salvar de três a quatro vidas.
“Até o final de 2017, em parceria com o Executivo Municipal, pretendemos organizar ao menos mais duas visitas como essa, estimulando a participação dos trabalhadores, seus familiares e a comunidade sapucaiense para ajudar a agência transfusional do Hospital”, diz a Diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Juliane Dias.
Segundo a enfermeira Kátia dos Santos, lotada na Secretaria Municipal de Educação e uma das organizadoras do evento, “a participação das pessoas é muito importante para que tenhamos condições de atender às necessidades do Hospital e, consequentemente, da população de Sapucaia do Sul”. Kátia também agradece a parceria da Real Rodovias pela cedência do ônibus que transportou os voluntários.
Gislene Marcelino, que trabalha da UTI do HMGV, já havia doado sangue em outras oportunidades, mas foi a primeira vez que participou da atividade com organização em conjunto entre a Fundação e a Prefeitura. “Foi tudo muito bom, muito tranquilo, e sabemos da importância desse gesto, por isso pretendo participar também nas próximas vezes”, disse ela.
Campanha permanente
Para incentivar o processo de doação de sangue, o Executivo Municipal e a FHGV organizam uma campanha permanente, com calendário de visitas ao Hemocentro. Um grupo foi criado especialmente para tratar desse assunto. “Essa parceria será muito importante para que possamos mostrar às pessoas a importância da doação, que ajuda a salvar muitas vidas”, diz a coordenadora da Emergência do HMGV, Raquel Froner, integrante do grupo organizador da campanha.
O calendário com as datas das novas visitações ao Hemocentro de Porto Alegre será divulgado em breve para que os trabalhadores e demais interessados possam programar a sua participação.