Segundo Curso de Gestantes do Hospital Tramandaí é aprovado pelos participantes
Cerca de 20 gestantes, junto com seus acompanhantes (marido, mãe, amigas), participaram do segundo Curso de Gestantes do Hospital Tramandaí, que ocorreu na quinta-feira, dia 6 de julho. As atividades tiveram momentos importantes, como a palestra da enfermeira Quelen Costa, que respondeu a várias dúvidas das participantes, e a roda de conversa organizada pela Dra. Lívia Guaitolin, que explicou todos os detalhes sobre o tema numa linguagem clara e atenciosa.
Segundo a Ouvidora do Hospital (e uma das organizadoras do evento), Suzana Soares, “o curso foi muito enriquecedor, e as gestantes todas estavam bastante curiosas, perguntando sobre tudo, tirando dúvidas e demonstrando surpresa com toda a infraestrutura apresentada”. A presença dos pais e acompanhantes, segundo as organizadoras, é bastante importante. Muitas crenças e mitos foram esclarecidos para todos. As trabalhadoras do Centro Obstétrico reforçam uma frase do renomado médico francês Michel Odent, que se tornou lema entre elas: “Para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer”.
O próximo encontro deste segundo curso está previsto para o dia 19 de julho.
DEPOIMENTO DE UMA GESTANTE
O caso de Cassiana Rodrigues Menezes é emblemático no contexto que envolve os temas tratados no Curso de Gestantes. Logo no segundo dia da primeira turma, ela fez avaliação no Centro Obstétrico e foi para casa, pois ainda não apresentava dilatação. No dia seguinte, deu a luz à Eva Maya Menezes Xavier.
Cassiana não poupou elogios ao Curso, dizendo que foi essencial para ela na hora do parto, elogiando sobretudo a estrutura do Centro Obstétrico e a atenção diferenciada das enfermeiras e dos médicos envolvidos no processo. A nova mamãe revelou que estava em dúvida, no início da gravidez, sobre o Hospital em que realizaria o parto. Após participar do Curso no Hospital Tramandaí, diz que não escolheria outro lugar.
O parto humanizado, segundo as organizadoras do Curso de Gestantes, é mais do que um simples tipo de parto, pois representa uma conduta adotada por toda a equipe, em respeito à gestante como protagonista do nascimento de seu bebê.