Capacitação sobre Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento lota auditório da FHGV
Mais de 30 trabalhadores do Hospital Municipal Getúlio Vargas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem acompanharam a capacitação sobre “Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento”, realizada na manhã desta segunda-feira (24), no auditório da FHGV. O tema foi apresentado pela enfermeira e coordenadora da Linha de Cuidado, Mãe, Bebê e Criança do HMGV, Patrícia Bienert, que utilizou como base os princípios da Rede Cegonha. Trata-se de uma estratégia do Ministério da Saúde para qualificar o cuidado, garantindo às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério.
Para Patrícia Bienert, a troca de saberes entre as equipes de enfermagem do HMGV é fundamental. “Nesta capacitação tivemos a oportunidade de discutir protocolos e rever rotinas”, disse. “As boas práticas nos fazem refletir sobre a nossa conduta durante o cuidado às usuárias no parto. Devemos atender como gostaríamos de ser atendidas.” Ela reforçou ainda a importância de “respeitar o parto como um evento fisiológico, mais natural possível e menos invasivo”.
A capacitação foi um momento enriquecedor para a técnica de enfermagem da Pediatria, Fabrícia Silverio. “Este tema contribui muito com o nosso dia a dia. Assistindo a palestra fiquei sabendo mais detalhes sobre a Rede Cegonha. O conhecimento sempre é bem-vindo para qualificar nossa equipe”, manifestou.
Na tarde desta segunda, às 14h30, haverá mais uma turma de capacitação sobre Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento, também no auditório da FHGV.