Residentes da ESP começam estágio em Saúde Mental no HMGV
A Unidade de Residências Profissionais e Estágios (URPE) da FHGV recepcionou duas integrantes do Programa de Residência Médica da Escola de Saúde Pública do RS que iniciaram estágio, na manhã desta quinta-feira (1º), na Unidade de Saúde Mental do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Durante a reunião, a tutora da ESP, Sara Brunetto, o coordenador da Unidade de Saúde Mental do HMGV, Luis Afonso Cabral, e a terapeuta ocupacional Kátia Rocha combinaram os detalhes para o desenvolvimento do estágio no Hospital.
Conforme explica Sara Brunetto, as estagiárias da ESP passaram por toda a rede pública de saúde de Sapucaia do Sul, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD), a gestão, a atenção básica e agora a terciária. “O cuidado em saúde mental numa instituição hospitalar é uma experiência importante para as residentes”, salientou.
A residente Alessandra Machado Maciel (psicóloga) manifestou entusiasmo no começo do estágio no HMGV. “Quando estava atuando na rede de Sapucaia encaminhei usuários para a Saúde Mental do Hospital. É uma área do cuidado que precisamos conhecer mais”, disse.
Para a residente Irene Dalbello (assistente social), a Saúde Mental será um espaço para aprimorar as intervenções com os usuários. “Minha expectativa para atuar na área hospitalar é muito boa”, falou.