Junho Lilás reforça a importância do Teste do Pezinho
A cor lilás simboliza tranquilidade e transformação. Por isso foi escolhida para representar a importância do Teste do Pezinho, um exame simples, obrigatório e gratuito que permite o diagnóstico e o tratamento precoce de seis doenças que raramente apresentam sintomas nos recém-nascidos.
Através da coleta quase indolor de poucas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, é possível diminuir ou até eliminar sequelas causadas por fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O exame deve ser feito preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.
Em 2016, no Rio Grande do Sul, de acordo com o Programa Nacional de Triagem Neonatal, foram realizados testes do pezinho em 94,5% dos recém-nascidos. Só pelo SUS foram 76% do total. O objetivo do Junho Lilás é reforçar a conscientizaão sobre a relevância desse primeiro passo, que pode definir o futuro do bebê, despertando a atenção dos pais e de profissionais da saúde para o período correto do exame.