HMGV adota metodologia moderna para provas pré-transfusionais
O treinamento para o novo método das provas pré-transfusionais movimentou a Agência Transfusional do Hospital Municipal Getúlio Vargas nos dias 29 e 30 de maio. A Dra. Ana Lúcia Girello ensinou como se dá o funcionamento do processo através do cartão gel, mais prático e eficaz. “Trata-se de uma metodologia referência padrão no mundo, que oferece mais agilidade e dá mais segurança ao paciente”, garante a doutora.
Segundo a hematologista da Agência Transfusional do HMGV, Dra. Simone Vidor, o método aplicado até o momento para as provas pré-transfusionais, através de pequenos tubos e reagentes, era mais demorado e menos sensível, implicando subjetividade de leitura. Agora, com o cartão gel, o processo fica mais rápido e preciso, com menos interferência humana no teste. O treinamento foi acompanhado pela coordenadora da Agência Transfusional, Raquel Froner. De acordo com ela, a novidade já está disponível para atendimento aos usuários.
Nas fotos, o novo equipamento, os tubos utilizados anteriormente, o novo cartão gel e a equipe envolvida no processo de treinamento.