Hospital Tramandaí aprimora sistema de gestão e racionaliza uso de materiais
Desde o início de 2017, setores do Hospital Tramandaí utilizam uma nova ferramenta de sistema de gestão, que aprimora o Controle de Lançamentos de Produtos Relacionados. A partir desta segunda-feira, 8 de maio, a novidade será aplicada também no setor da Emergência. Na segunda quinzena, estende-se às unidades pediátricas da instituição.
De acordo com o diretor Administrativo do HT, Luis Genaro Fígoli, “o maior benefício do novo sistema é a racionalização e a economia a partir de fluxos definidos, com ‘controles informatizados que permitem avaliações exatas, eliminando desperdícios, duplicidades e perdas de material”. A meta, segundo Genaro, é alcançar entre 15 e 20% de economia.
CONTROLE E ECONOMIA
Até o final de 2016, por exemplo, o médico fazia a prescrição para determinado paciente; a partir do que fora prescrito, a enfermeira solicitava material (luvas, agulhas, seringas…) ao setor de Estoque, que enviava os produtos. Muitas vezes, por falta de um controle acurado, havia material excedente, que eventualmente se perdia ou era desperdiçado.
Com a nova ferramenta de gestão, e de acordo com o mesmo exemplo, o médico faz a prescrição e o sistema efetua o lançamento do material já na quantidade correta para a aplicação do medicamento. Assim, o Estoque envia apenas o que for necessário para cada situação, conforme as especificações do médico.
A medida permite um controle eficiente e eficaz, pois é possível saber a quantidade exata de material utilizado e a que paciente se destina. O material passa a constar na conta do usuário, e não mais no centro de custo. A partir da informação do quanto se gasta com cada paciente, é possível prever o valor, em média, do mês seguinte.
O sistema de Controle de Lançamentos de Produtos Relacionados deverá ser utilizado também, até o final deste mês, no Hospital Municipal Getúlio Vargas.