Equipe da FHGV participa de Conferência da Saúde da Mulher em Sapucaia do Sul
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas esteve presente na Conferência Municipal da Saúde das Mulheres de Sapucaia do Sul, realizada no dia 19 de maio, no auditório do IFSul. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura da Cidade, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, e teve como tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogerio Link, do secretário municipal de Saúde, Neio Lúcio Pereira, do diretor geral da FHGV, Juarez Verba, e de mais diretores da instituição. Entre os destaques, a participação da coordenadora da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, Jussara Cony, além da ampla participação das trabalhadoras da saúde do Município.
Durante a abertura do evento, o prefeito Dr. Luis Rogério Link, destacou a necessidade das mulheres lutarem por reconhecimento e igualdade, em uma sociedade ainda machista. “Como médico, trabalho com as mulheres há 30 anos, e conheço suas angústias, por conta do excesso de cargas que elas carregam. A dupla jornada, muitas vezes não reconhecida e valorizada, a desigualdade, a violência, tudo isso influencia diretamente na saúde das mulheres”, falou.
Equipe do HMGV realiza palestra na Conferência Municipal da Saúde da Mulher
Durante a Conferência, a coordenadora da Linha de Cuidado Mamãe, Bebê, Criança do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Patrícia Bienert, e o médico responsável pelo Centro Obstétrico do HMGV, Ricardo Queiroz, abordaram o tema: Empoderamento da mulher em relação ao parto. Eles reforçaram a importância do pré-natal e do papel da mulher como protagonista em seu parto, conhecendo seus direitos.