Fique ligado na prevenção da saúde durante o verão
Verão é tempo de férias e de descontração, mas também é um momento em que não se pode esquecer de alguns cuidados fundamentais para a preservação da saúde. A prevenção ainda é o melhor remédio para um veraneio tranquilo.
- O Rio Grande do Sul é o Estado com maior incidência de câncer de pele no Brasil. Por isso, o uso de protetor solar não deve ser dispensado durante o dia, mesmo sob o guarda-sol (prefira sempre o de algodão). Outra recomendação preventiva é evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas.
- A ingestão constante de água durante todo o dia, bem como a opção por frutas e verduras, ajudam a evitar a desidratação (em casos extremos pode ser fatal em 12 horas).
- Considerando que o Rio Grande do Sul tem o dobro da média de infectados por HIV no Brasil, alguns cuidados são necessários para prevenção, tais como o uso de preservativos nas relações; o não compartilhamento de seringas e agulhas; a atenção para o fato de que o vírus pode ser transmitido via sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.
- O consumo excessivo de álcool também pode trazer consequências preocupantes. Quase 50% das agressões no Brasil estão relacionadas ao exagero na ingestão da bebida. A principal dica é tomar água frequentemente.
- O calor do verão também é pródigo no aumento de casos de afogamentos. Evite entrar na água após as refeições, nade apenas em locais permitidos, respeite as placas de segurança e fique sempre atento às crianças.
- É importante que os veranistas estejam atentos ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor e causador da microcefalia em bebês. Nunca deixe água parada em vasos, vasilhames ou assemelhado em sua casa. Use cloro em piscinas, mesmo quando não estiver sendo usada. Coloque tela de proteção contra o mosquito em portas e janelas.
Matéria com base em conteúdo divulgado pelo CREMERS
Recent Posts