Programas de Residência Médica do HMGV recebem visita de avaliadores da CNRM
A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), através da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), enviou representantes ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, na manhã desta quarta-feira (7), para realizar a avaliação educacional para os programas de Residência em Clínica Médica e Pediatria. Ambos já funcionam com credenciamento provisório, e a visita dos avaliadores tem o objetivo de estender este prazo, de forma permanente, para cinco anos.
Os coordenadores da visita, Paulo de Jesus Hartmann Nader (Ulbra), Luciano Zuffo (Associação Beneficente de Canoas) e Luíza Weis (Associação Médica Estadual dos Residentes do RS – Ameres), também avaliam a proposta de credenciamento provisório para o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, que foi apresentado pela FHGV e aguarda aprovação. O resultado das avaliações, segundo os coordenadores, deverá ser divulgado em aproximadamente 30 dias.
AVANÇOS E MELHORIAS
Em depoimento informal após visitação ao Hospital e conversa com os residentes, Paulo Nader parabenizou a atenção despendida pela Comissão de Recepção da FHGV e ressaltou que os avaliadores juntariam suas anotações para fazer um relatório final. “Estamos falando de situações pontuais, aqui ou ali, que têm o objetivo de melhorar os programas de residência médica do HMGV”.
A coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios da FHGV, Carolina Santanna, considerou positiva a visita dos avaliadores: “A conversa com os residentes e o reconhecimento de que houve avanços nesse pouco tempo de implantação das residências resultará certamente no aprimoramento dos programas”.
DOCUMENTOS E APRESENTAÇÕES
Os avaliadores chegaram na sede da FHGV pontualmente às 8 horas. Na sala de reuniões, foram recebidos pelo diretor geral da Fundação, Juarez Verba; pela coordenadora da URPE, Carolina Santanna; pelos diretores do Hospital, Leandro Barcellos (administrativo) e Loredi Becker (assistencial); e pelos supervisores dos programas de residência médica. De imediato os visitantes puderam assistir a apresentação da preceptora e supervisora do PR em Clínica Médica, Adriana Anzveiler, que mostrou detalhes sobre os objetivos, o histórico, a rotina semanal e outros itens que compõem o referido Programa.
Em seguida, o pediatra e supervisor do Programa de Residência Médica em Pediatria, Fábio Baiocco, apresentou a estrutura que vem sendo desenvolvida na sua área. Encerrando as apresentações, Lúcia Takimi, responsável pelo projeto da PRM de Medicina Geral de Família e Comunidade, falou sobre o programa que está desenvolvendo.
Após analisar uma série de documentos disponibilizados pelo HMGV, os avaliadores fizeram uma visita in loco, percorrendo a estrutura física do Hospital. Por fim, ouviram os residentes, reuniram as informações e indicaram uma possibilidade de resposta sobre a avaliação para os próximos 30 dias.