Novembro Azul marca prevenção ao câncer de próstata
O Novembro Azul é uma iniciativa em nível mundial que tem como objetivo a conscientização, a prevenção e o combate ao câncer de próstata. Conforme pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, a descoberta da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. Apesar disso, mais de 60 mil novos casos serão constatados até o final de 2016 apenas no Brasil, de acordo com o Instituto.
Ainda existe muito preconceito cercando o tema. O toque retal, importante para a detecção da doença, permanece um tabu entre os homens. Por isso o câncer de próstata tem ainda mais incidência do que o de mama. O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos. Aqueles que estão submetidos a fatores de risco – obesidade, histórico familiar e etnia negra – devem começar a prevenção aos 45 anos, pelo menos.
CAMPANHA DE PREVENÇÃO
Diversas entidades e municípios brasileiros estão promovendo ações para valorizar a importância do debate sobre o tema. Prédios públicos são iluminados com a cor azul, palestras são ministradas por especialistas, fitas azuis são distribuídas para lembrar o assunto, material informativo é distribuído em locais públicas.
Entre as informações mais divulgadas estão as que se referem à prevenção. Além dos exames já mencionados, é importante manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas, não exagerar em bebidas alcoolicas, cigarro e outras drogas.