Diretores da Anfes e da FHGV discutem novas alternativas para as fundações estatais de saúde
O presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde, Carlos Trindade, e o secretário-executivo, Alisson Sousa, foram recepcionados pela diretoria executiva da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul (RS), nesta quinta-feira (03).
Durante o encontro, foi discutida a mudança no perfil do sistema de saúde no país com o cenário político atual e debatidos novos modelos e alternativas de financiamentos para as fundações estatais de saúde.
Carlos Trindade destacou que “como promotores de saúde, quando falamos em um novo modelo, o primeiro aspecto a ser observado deve ser a garantia do direito à saúde para todos, sem esquecer que é necessário pensarmos em ações direcionadas para cada especificidade das pessoas”. Ele finalizou sua fala de abertura dizendo que “hoje temos um cenário novo e a ele precisamos dar novas respostas.”
Na sequência, os diretores da FHGV fizeram uma análise da atual conjuntura da saúde pública e privada, nas áreas de gestão, financeira e assistencial.
As atividades entre os profissionais (Trindade e Sousa também são, respectivamente, diretor geral e chefe de gabinete da Fesf SUS, da Bahia) fazem parte da política de integração permanente entre as fundações estatais de saúde desenvolvida pela Anfes.
Pela FHGV participaram os diretores Juarez Verba (geral), Angelise Martins (de Atenção à Saúde), Suzana Guatimozim (Financeira e Administrativa) e Alex Borba dos Santos (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas).
Prevista para amanhã (04) a sequência do encontro como forma de ampliar o desenvolvimento dos assuntos abordados.