DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE É DESTAQUE NO HOSPITAL TRAMANDAÍ

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Na manhã desta quinta-feira (17) foi realizada mais uma atividade relativa ao Mês da Prematuridade no Hospital Tramandaí.  A diretora assistencial, Ramone Oliveira, deu as boas vindas a trabalhadores e usuários na abertura do evento que marca o Dia Mundial da Prematuridade. Em sua fala, Ramone destacou a importância dessa atividade para a qualificação dos trabalhadores, em virtude da referência que o Hospital tem para a gestação de alto risco na região. Ressaltou também que as atividades do mês são um marco na história da instituição, por representarem um momento de reflexão e atualização dos processos que envolvem o atendimento da Linha de Cuidado Mãe-Bebê-Criança, a grande vocação do HT.

Ainda na apresentação inicial, as falas da enfermeira Flávia Ohweiler e da doutora Júlia Guaitolini destacaram o impacto que o trabalho das equipes tem no futuro das crianças prematuras, e como o envolvimento com esses pequenos pacientes e seus familiares se torna especial.

As atividades do dia foram voltadas ao treinamento dos trabalhadores em diferentes aspectos no trato com os prematuros.

AMAA

Um novo grupo de apoio voltado ao cuidado dos pacientes do HT teve início no dia de hoje. Sob os aplausos dos presentes, a diretora Ramone Oliveira fez a apresentação do AMAA – Aleitamento Materno um Ato de Amor. O grupo multidisciplinar, formado por médicas, enfermeiras, nutricionistas e fonoaudiólogas, tem como objetivo implantar o plano terapêutico de aleitamento materno em todas as unidades da Linha de Cuidado Mãe-Bebê-Criança do HT.

O grupo terá representação 24 horas por dia no hospital e proporcionará capacitação e orientação aos profissionais no processo de aleitamento materno, para que os mesmos possam identificar possíveis dificuldades enfrentadas pelas mães no ato do aleitamento.  Dessa forma, a ideia é que as mães possam ser auxiliadas e estimuladas a amamentar, proporcionando maior conforto aos recém-nascidos. Para Ramone, “os profissionais envolvidos vão proporcionar a possibilidade de que todas as mães tenham a oportunidade de amamentar, o que é algo único na vida.”

HOMENAGEM

Um momento de grande emoção ocorreu no final da manhã. Os trabalhadores do HT prestaram uma homenagem para a enfermeira Lisiane Bertolli, que faleceu no último domingo, dia 13 de novembro. Lisiane, que atuava há mais de dez anos no hospital, atualmente era enfermeira da UTI Neonatal, área de suma importância no processo de atendimento dos prematuros.

PREMATURIDADE.COM

Toda a programação do Mês da Prematuridade contou com o apoio da ONG Prematuridade.com. A ONG, que atua em todo o Brasil desde o ano de 2014, apoia projetos voltados à prevenção do parto prematuro, projetos de educação continuada para equipes neonatais e incentivo a criação de leis públicas voltadas ao tema. Na atividade do HT, a ONG contribuiu com a indicação das palestrantes Sanah Issa e Robert Marco (enfermeiras do Hospital Moinhos de Vento) e da fonoaudióloga Luana Espíndola.

EMOÇÃO

Música, depoimentos e lágrimas de alegria. Dessa forma foi encerrado o dia dedicado à Prematuridade. Em um momento que contou com a presença de mães de crianças internadas e das que já passaram pelo hospital, o encerramento da atividade foi feito de depoimentos dos participantes. Mães e trabalhadoras do hospital fizeram relatos emocionados de histórias de superação vividas por crianças que chegaram antes do previsto e conseguiram, muitas vezes contra todas as expectativas, sobreviverem. Histórias que servem de incentivo para que o trabalho continue sendo feito com dedicação e amor.

Recent Posts