UPA de Sapucaia completa primeiro mês com 3.272 atendimentos
Inaugurada oficialmente no dia 22 de setembro deste ano, a UPA de Sapucaia do Sul foi aberta ao público no dia 23, a partir das 7 horas. Desde então, até 21 de outubro, foram 3.272 atendimentos clínicos.
Segundo a Responsável Técnica Médica da Unidade, Juliane Dias, nesse período houve um crescimento, a cada semana, na busca por atendimento, mesmo que os serviços do Postão continuassem abertos. Isso indica que, aos poucos, os usuários vão se acostumando a procurar a UPA e a desafogar o acesso ao Hospital Municipal Getúlio Vargas. A consequência é o aumento na agilidade e na qualidade da prestação de serviços.
A partir do dia 5 de novembro, o Postão encerrará as atividades, e o espaço será ocupado pela nova UBS (Unidade Básica de Atendimento). Com isso, a procura pela UPA deve aumentar.
MAIS ATENDIMENTOS A CADA SEMANA
Nesse primeiro mês de funcionamento da UPA, entre usuários adultos e infantis, recebidos dia e noite, a curva de atendimentos foi, de fato, sempre ascendente. Na primeira semana, de 23 a 30 de setembro, foram 761 atendimentos. Na segunda, de 1º a 7 de outubro, houve 774 atendimentos adultos e infantis, dia e noite. De 8 a 14 de outubro, o número de atendimentos subiu para 835. Na semana seguinte, de 15 a 21, completando o primeiro mês, foram atendidos 902 usuários. Total: 3.272.
Na classificação de risco, os percentuais de atendimentos dos primeiros 30 dias foram os seguintes:
Vermelho – atendimento prioritário: índice inferior a 1%
Amarelo – atendimento prioritário: 2%
Verde – menor gravidade: 33%
Azul – sem gravidade: 65%