Prevenção ao Suicídio é destaque em evento no IFSUL de Sapucaia

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O auditório do IFSUL de Sapucaia do Sul recebeu nesta quinta-feira (13) o Encontro de Valorização da Vida, que tratou do tema Ações e Possibilidades de Prevenção ao Suicídio. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, reunindo também representantes dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), do Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Unidades Básicas de Saúde, Vigilância Sanitária e público em geral.

Logo na primeira palestra, o residente em Psiquiatria da FHGV, José Alberto Orrego Júnior, falou sobre os números que envolvem o suicídio no mundo, no Brasil, no Rio Grande do Sul e no HMGV. Alguns dados confirmam que a preocupação com o tema é extremamente pertinente. O RS é o Estado com maior incidência de suicídios do país. No HMGV, 8% dos casos que chegam à triagem são de tentativas de suicídio. Na internação, os casos chegam a 13%.

Em sua palestra, José Alberto tratou das avaliações de situações de risco, dos questionamentos que ajudam a entender o universo do usuário, das pistas e indicativos que precisam ser escutados pelo profissional ou mesmo por parentes e pessoas próximas.

Saiba mais detalhes sobre prevenção ao suicídio clicando aqui.

VALORIZAÇÃO DA VIDA E O CUIDADO EM REDE

O evento seguiu com atrações que davam subsídios de discussão ao público presente. A enfermeira Sanay Matos, da Vigilância em Saúde de Sapucaia, abordou o tema que tratava sobre Dados e Notificações de Suicídio. À tarde, uma dinâmica integrativa, coordenada pelo professor de Educação Física do CAPS II Bem Estar, Luiz Ferreira, deu início aos trabalhos. Em seguida, destaque para o tema Valorização da Vida e o Cuidado em Rede, que teve a participação de profissionais ligados ao assunto.

Segundo a coordenadora da Linha de Cuidado em Saúde Mental do HMGV, Tatiane Severo, “o evento deixou um saldo bastante positivo, à medida que reforça o debate e o aprofundamento dessa questão que precisa deixar de ser um tabu na sociedade”. Ainda segundo ela, “falar sobre o suicídio é um passo importante para que possamos evoluir na prevenção a esse mal que causa tanto sofrimento em toda parte do mundo”.

Recent Posts