FHGV inaugura Serviço de Reabilitação em Sapucaia do Sul
Os usuários que necessitam de tratamento pós-alta hospitalar em Traumatologia e Linha do AVC já podem usufruir do Serviço de Reabilitação da FHGV, instalado na UPA de Sapucaia do Sul. A primeira avaliação terapêutica foi realizada na tarde da última quarta-feira (28), beneficiando um jovem de 12 anos, que esteve internado no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) com uma doença bastante rara, Síndrome de Guillain-Barré, causada pelo ataque do sistema imunilógico ao sistema nervoso periférico.
Segundo manifesta a mãe do menino, a dona de casa Maria Rosalina Santos, moradora do bairro Capão da Cruz, o encaminhamento para tratamento pós-alta foi imediato. “É bom sairmos do Hospital com orientações para seguir o tratamento. Este local é agradável e bonito. Estamos vivenciando a experiência dele ser o primeiro paciente a ser atendido por este serviço na UPA. Pelo jeito aqui tem tudo para oferecer uma boa recuperação para meu filho”, considerou.
De acordo com o fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação, Sthefan Torn Quist Arent, o local atenderá a demanda dos usuários pós-alta do HMGV. “Na primeira consulta, fazemos uma avaliação terapêutica para identificar o quadro funcional do paciente, criando um programa terapêutico nas sessões de fisioterapia, que podem ocorrer de três a cinco vezes por semana”, explicou. “Este serviço é o início de um projeto novo para o Município, desenvolvido pela Fundação, que proporciona um segmento para o tratamento pós-alta hospitalar.”
O Serviço de Reabilitação funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Os agendamentos são feitos pela equipe de fisioterapia do HMGV em conjunto com o SER da UPA de Sapucaia do Sul.