Hospital de Rio Pardo faz palestra aberta ao público sobre prevenção ao suicídio
Em alusão ao Setembro Amarelo, movimento que trata da prevenção ao suicídio em nível mundial, o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo promoveu, na quinta-feira (22), uma palestra intitulada “Sofrimento Silencioso”, sob a responsabilidade da psicóloga e coordenadora da Unidade de Saúde Mental do Hospital, Alba Zacharias, e da psicóloga Karen Santos de Oliveira Marisco.
O Vale do Rio Pardo é uma região que abriga dois dos dez municípios com maiores índices de suicídio do Estado (Lajeado e Venâncio Aires). Segundo Alba, 70% dos pacientes internados na Unidade de Saúde Mental do HRVRP já tentaram se suicidar em algum momento da vida. Na palestra, foram abordados os indícios a serem levados a sério em relação às pessoas que estão na iminência de suicídio, e como as pessoas próximas podem ajudar nesses momentos.
De acordo com o diretor de Atenção à Saúde do Hospital, Márcio Borges, e com a coordenadora da USM, Alba Zacharias, o evento foi bastante positivo, com participação da comunidade, familiares de pacientes e colegas do Hospital, que compareceram em número expressivo.