Experiência do HMGV é apresentada em Seminário sobre Acolhimento e Classificação de Risco na Bahia
Como representantes do Serviço de Emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), o médico Marcelo Bitelo e a enfermeira Letícia Santomé participaram do Seminário sobre Acolhimento e Classificação de Risco, realizado em Vitória da Conquista, na Bahia, dia 27 de outubro. A atividade, promovida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf), reuniu mais de 400 pessoas no Teatro Glauber Rocha, situado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Durante o evento, os profissionais do HMGV apresentaram a proposta de revalidação do acolhimento da emergência, discutida por um grupo de trabalho com o objetivo de adequar o Protocolo do Ministério da Saúde às peculiaridades do HMGV, através da análise dos atendimentos, observando as variáveis individuais do sujeito. Eles também fizeram a exposição do PRORIS, um programa desenvolvido pelo Setor de TecnoIogia da Informação da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que informatiza o acolhimento com parâmetros mais técnicos, levando em conta a humanização.
“Tivemos a oportunidade de debater com profissionais de outras cidades a política nacional de humanização no processo de acolhimento e classificação de risco, utilizando as variáveis individuas dos sujeitos como parte importante na avaliação do risco do paciente que chega na emergência”, salientou Letícia Santomé.
“O evento foi muito positivo, porque proporcionou uma troca de experiências para conhecermos a realidade do sistema de saúde da Bahia. Identificamos que as dificuldades da saúde são comuns em todos os lugares e que é possível construirmos ações eficientes nesta área”, avaliou Marcelo Bitelo. “Ficamos muito agradecidos com a receptividade da FESF conosco.”